Veja nesta matéria o que é taxa de royalties de uma franquia. Compreenda o conceito, as bases de cobrança e o impacto dessa taxa no seu negócio. Senso um dos principais custos de uma franquia, a taca de royalties precisa ser muito bem analisada antes de se começar um negócio no setor de franchising.
Veja nesta matéria o que é taxa de royalties de uma franquia. Compreenda o conceito, as bases de cobrança e o impacto dessa taxa no seu negócio. Senso um dos principais custos de uma franquia, a taca de royalties precisa ser muito bem analisada antes de se começar um negócio no setor de franchising.

O que é Taxa de Royalties de uma franquia

Para os novos empreendedores, saber o que é Taxa de Royalties é um dos primeiros passos para poder analisar a viabilidade de uma franquia.

Entre as diversas taxas cobradas em uma franquia, os Royalties figuram como a taxa mais importante depois da Taxa de Franquia, e possuem um impacto significativo sobre os resultados.

Por isso é de suma importância que o empreendedor quem pretende abrir uma franquia, conheça o significado da Taxa de Royalties e seus impactos sobre os resultados de uma franquia.

Neste artigo você verá em detalhes o propósito da taxa de royalties, seu funcionamento e modelos de cobrança.

Definição de Taxa de Royalties de uma franquia

O termo Royalty, tão utilizado atualmente em diversos setores da economia, tem na verdade origem na língua inglesa, derivado da palavra royal que se refere a alguma coisa que seja de propriedade ou direito do rei.

Os registros históricos nos mostram que royalties eram cobrados pelos reis pelo uso de terras, utilização de recursos naturais ou meios de produção como moinhos e outros.

No caso das franquias, o melhor caminho para definir o que é Taxa de Royalties é pegarmos justamente o que ficou estabelecido na Lei 8.955/94, que regulamenta o setor no Brasil. Segundo o texto da lei, temos que:

A Taxa de Royalties é a remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador.

Outro item importante que a lei menciona é que deve constar da Circular de Oferta de Franquia – COF,  informações claras quanto a taxas periódicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado ao franqueador ou a terceiros por este indicados, com o detalhamento de suas bases de cálculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam.

A definição de taxa de Royalties de uma franquia leva muita gente a uma ligeira confusão com outra taxa, a Taxa de Franquia. Por isso, vamos ver qual é a diferença.

Diferença entre a Taxa de Royalties e a Taxa de Franquia

A Taxa de Franquia, um valor pago inicialmente pelo franqueado para fazer parte da rede, é o que podemos chamar de uma taxa de adesão ao sistema.

Nela estão embutidos valores como a consultoria dada pelo franqueador no caso de serviços de pré inauguração, treinamentos, suporte na escolha do ponto comercial, elaboração do projeto arquitetônico e outras despesas.

No caso da Taxa de Royalties, o franqueado estará pagando pelo uso da marca, pelo suporte oferecido pelo franqueador ou produtos por ele fornecidos, dependendo do tipo de modelo de cobrança de royalties estabelecido no contrato de franquia.

O que é a taxa de royalties de uma franquia

Principais modelos de cobrança de Royalties

Agora que você já sabe o que é Taxa de Royalties e a que ela se destina, vamos ver então como ela é cobrada.

Existem diferentes modelos de cobrança dos royalties. Cada franqueadora adota a forma mais adequada ao seu modelo de negócio. Veja os principais:

  • Percentual sobre o faturamento ou lucro – Nesse modelo o franqueado paga um determinado percentual sobre o faturamento ou sobre o lucro da unidade franqueada. É o modelo mais usado para a cobrança desta taxa.
  • Valor fixo – A franqueadora determina um valor fixo mensal a ser pago como taxa de royalties, independentemente do resultado da unidade. É muito comum encontrarmos este modelo de cobrança de royalties entre as franquias online.
  • Valor mínimo ou percentual – Esse é um modelo híbrido adotado por algumas franquias em a taxa de royalties pode ser cobrada tanto por um valor fixo quanto um percentual sobre as vendas, o que for maior.
  • Percentual sobre compras – Esse é um modelo muito comum entre as franquias de produtos e também nas franquias de idiomas, de forma indireta. Nelo o franqueado paga uma taxa sobre os produtos que adquire da franqueadora. É também chamada de Taxa de Compras em alguns casos.

Complemente os seus conhecimentos lendo os seguintes artigos:

   Taxas Cobradas Em Uma Franquia
   O Que É Taxa De Franquia
   O Que É Taxa De Propaganda
   Termos Relacionados a Franquias

Sabendo exatamente o que é Taxa de Royalties e qual a sua função dentro do modelo de franchising você terá condições de avaliar melhor as opções de negócios que lhe forem apresentadas. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

O que é Taxa de Royalties
Classificação 5 (100%) 13 votos