10 mitos sobre franquias que você precisa conhecer para evitar decepções

Com a evolução do negócio, alguns dos principais mitos sobre franquias estão sendo derrubados, na medida em que os empreendedores se tornam mais criteriosos em suas pesquisas.

Esse conhecimento é fundamental para que o empreendedor tome uma decisão baseada em fatos reais e não em verdadeiras lendas que correm soltas em bate papos informais e até mesmo em algumas publicações.

O fato é que esses mitos sobre franquias acabam levando muita gente a tomar decisões erradas ou se decepcionar ao constatar no dia a dia, que a ideia que tinha inicialmente sobre o negócio não corresponde à realidade.

A equipe do Guia de Franquias Brasil fez uma minuciosa pesquisa e apresenta abaixo quais são os principais mitos sobre franchising e mostra a realidade do negócio, para que você possa saber exatamente em que tipo de negócio está entrando.

Os 10 principais mitos sobre franquias

Na lista abaixo apresentamos alguns dos principais mitos sobre franquias que coletamos em e-mails recebidos pela nossa redação e outros sites especializados do setor.

Qualquer um pode ser um franqueado

Embora o franchising seja basicamente como outro negócio qualquer, existem algumas características especiais do negócio que o tornam diferente, e por isso mesmo, o perfil do empreendedor precisa preencher essas exigências do modelo.

Em função disso, verifica-se na prática que nem todos se adaptam ao sistema. O franqueado gerencia uma loja franqueada, mas precisa seguir os padrões do franqueador que os criou, e isso não é tão fácil assim para algumas pessoas.

No modelo de franquia você conta com o suporte do franqueador e o remunera com um determinado valor sobre o seu faturamento na maioria dos casos. É a chamada relação ganha-ganha, mas é preciso trabalhar duro e saber se adaptar bem a regras e padrões pré estabelecidos.

Gerenciar uma franquia dá pouco trabalho

Um dos mitos sobre franquias mais comuns é que a pessoa trabalha menos do que trabalhava antes de se tornar um franqueado, como empregado ou dono de outro negócio. Principalmente no início da franquia, será preciso trabalhar muito, e muitas vezes colocar literalmente as mãos na massa.

A estrutura operacional de uma franquia geralmente é enxuta, mas o franqueado exerce papéis importantes que tomam muito tempo e exigem bastante dedicação. Antes da decisão final sobre adquirir ou não uma franquia, é preciso obter a aprovação e o compromisso de sua família com o empreendimento.

Isso porque a carga de trabalho será bem grande e provavelmente o tirará de casa por mais tempo, e às vezes, uma mudança temporária nos padrões de vida também é necessária.

O risco de uma franquia é muito baixo

As primeiras vantagens apontadas quando o assunto é franquias são justamente a questão da segurança e garantia, mas os resultados só poderão ser alcançadas com muita dedicação, esforço pessoal e entusiasmo por parte do franqueado.

A concessão de uma franquia engloba a transferência de know how e a prestação de serviços, mas o sucesso do negócio franqueado vai depender também da operação adequada da franquia.

Se comparado ao risco de um negócio que irá partir do zero, quando não há muita experiência, o risco de uma franquia pode ser menor, mas isso não significa que ele não exista.

  Leia o artigo Os Riscos de Abrir Uma Franquia

O retorno do investimento em uma franquia é rápido e garantido

A primeira pergunta de um candidato a franqueado deve ser qual o prazo de retorno do investimento. Esse prazo deve ser avaliado no estudo de viabilidade da franquia, e deve constar de qualquer documento jurídico, já que não está previsto na lei.

Juridicamente, desde a apresentação da Circular de Oferta de Franquia, fica claro que o franqueador não garante a rentabilidade, faturamento ou lucratividade para o franqueado, devendo tal expectativa ser muito bem analisada no estudo de viabilidade econômico financeira apresentada pelo franqueador.

O retorno do investimento não pode ser estimado sem parâmetros e uma análise detalhada do fluxo de caixa previsto em simulações. É claro que existem franquias de retorno rápido, mas cabe a você analisar este prazo.

Uma marca forte é o suficiente para garantir o sucesso da franquia

Esse é outro dos grandes mitos sobre franquias. Se o dono de uma marca não souber divulgá-la com eficiência no mercado ou não fizer inovações, como novos produtos e serviços, ela pode se tornar obsoleta. Confiar exclusivamente na força da marca, tomando-a como permanente, pode ser um erro fatal.

A manutenção da marca é obrigação constante do franqueador, pois esse é o seu patrimônio mais importante.  Ser franqueador de uma marca famosa pode oferecer uma boa vantagem, pois o nome já é conhecido pelo público, mas não é tudo.

O franqueado deve verificar qual a experiência da empresa dona da marca em ser franqueadora, pois ela pode ter muita experiência no seu ramo de atuação, mas não ter muita prática com o sistema de franquias, o que poderá trazer dificuldades ao franqueado.

Não é preciso um advogado para analisar a documentação

Os contratos podem ser tendenciosos e beneficiar mais o franqueador que o franqueado. Geralmente, o futuro franqueado não tem muito a fazer contra os “exageros” do contrato após tê-lo assinado.

Por isso, antes de assinar o documento ou fazer qualquer espécie de pagamento, todo candidato a franqueado deve pedir no mínimo uma opinião a um profissional, de preferência um advogado ou consultor especializado no assunto.

Um advogado pode esclarecer as questões mais importantes do contrato, mas não poderá alterá-lo, já que em franquia os contratos são de adesão, ou seja, ou você concorda com o que está escrito, ou não será um franqueado da rede. Geralmente não há negociações, pois esse mesmo contrato é aplicado em toda a rede.

Acreditar que conhece todas as taxas e custos envolvidos

A Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia devem conter, ambos, todas as taxas que deverão ser pagas, assim como a sua base e forma de cálculo, permitindo ao franqueado fazer simulações. Esses dois documentos têm que ser cuidadosamente avaliados, preferencialmente com a ajuda de um advogado.

Preste especial atenção ao volume de cobranças originadas por taxas adicionais, não somente a Taxa de Franquia ou a Taxa de Royalties. É uma boa ideia solicitar ao seu consultor financeiro que inclua o custo dessas taxas no fluxo de caixa de sua unidade franqueada, para verificar o seu peso na lucratividade do negócio.

Não é necessário manter contato com outros pontos da rede

É muito importante conversar com outros franqueados da mesma rede, uma vez que essas pessoas estão na posição que o candidato irá se encontrar em curto prazo. Conversar com ex franqueados da rede também é interessante, já que aqueles que saíram nos últimos doze meses devem ser relacionados na Circular de Oferta de Franquia.

Entrevistar os franqueados da rede é praticamente uma obrigatoriedade para os interessados em adquirir uma franquia. O interessado deverá preparar um questionário e conversar com alguns franqueados para identificar os pontos fortes e os fracos da empresa franqueadora antes de tomar sua decisão de investir na empresa.

É interessante também consultar sites especializados, como o Guia de Franquias Brasil Associação Brasileira de Franchising. É interessante também analisar a imagem que a marca tem junto ao público e isso pode ser feito no site Reclame Aqui e também nas redes sociais.

Um manual de operações é suficiente para orientar o franqueado

É fundamental que as franquias disponibilizem manuais ao franqueado, pois ainda hoje muitas delas não fazem isso.  Esses manuais devem cobrir tudo o que o franqueado tem que saber para operar o negócio. Mas, além disso, também são fundamentais duas coisas:

Um programa de treinamento que garanta a transmissão do conteúdo de forma prática. Importante também é contar com uma consultoria de campo que dê o apoio necessário ao franqueado no dia a dia, solucionando dúvidas e corrigindo erros.

Esses são alguns dos mitos sobre franquias que mais prejudicam a análise de um investimento, por isso, esteja consciente da realidade que irá enfrentar antes de se lançar no universo do franchising. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia de Franquias Brasil.

Mitos sobre franquias que você precisa conhecer
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