Franquias de Cosméticos e Perfumaria – Uma análise do segmento

O segmento de saúde, beleza e bem-estar, onde se enquadram as franquias de cosméticos e perfuraria, segundo dados da Associação de Brasileira do Franchising – ABF, foi um dos que mais cresceu nos últimos anos.

No relatório sobre o desempenho do franchising brasileiro no segundo trimestre de 2019, faturamento das franquias deste segmento, apresentou um crescimento de 6,68%, e corresponde a 18,98% do faturamento total do setor.

Se compararmos ao setor como um todo, o resultado obtido pelas franquias de cosméticos e perfumaria não é nada ruim.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec, o setor de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal apresentou uma retração no faturamento, este ano.

Podemos creditar esse desempenho à crise econômica brasileira que ainda afeta o desempenho da indústria e comércio como um todo, que parece estar no fim, segundo alguns dados preliminares divulgados recentemente.

Mesmo levando em consideração este panorama desfavorável, se comparado a outros segmentos do franchising brasileiro, podemos dizer que o crescimento do foi um resultado louvável.

Com opções de franquias que permitem a abertura de pontos de venda variados como lojas e quiosques, e até mesmo de venda direta, as unidades franqueadas se expandem por todo o Brasil, tornando este segmento um destaque no mercado de franquias.

Neste artigo vamos fazer uma análise do segmento de franquias de cosméticos e perfumaria, com o objetivo de servir como ponto de referência e orientação para os empreendedores que estão avaliando investir nesta área.

Dividimos a nossa análise sobre o segmento de franquias cosméticos e perfumaria em cinco tópicos distintos:

Vamos então analisar cada um deles para que você possa ter uma exata noção do cenário atual do segmento, suas perspectivas, valores e oportunidades.

1 – Perspectivas para o segmento de franquias de cosméticos e perfumaria

O setor de franquias de cosméticos e perfumaria é sem sombra de dúvida, um dos mais promissores do mercado brasileiro, e por isso mesmo, um dos mais procurados pelos empreendedores que tem no franchising o ponto de partida para os seus negócios.

O nosso mercado nessa área é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China dois mega mercados.

O público brasileiro é responsável por 10% do consumo mundial desse tipo de produto. Esses são dados que tornam esse setor, presença obrigatória na hora de analisar o investimento em franquias.

O fato é que a mulher brasileira é extremamente vaidosa e isso se reflete no desempenho não só das franquias de cosméticos e perfumaria, como também no segmento de franquias de beleza e estética, outro campeão de desempenho no Brasil e também o segmento de franquias de saúde e bem-estar.

Mesmo com as dificuldades que temos enfrentado em função da retração do consumo em função da crise econômica, acreditamos que o segmento de franquias de cosméticos e perfumaria continua sendo uma boa opção para o empreendedor que deseja iniciar seu negócio.

Um dado que confirma essa nossa opinião é a chegada de diversas marcas estrangeiras ao Brasil, atraídas pelo tamanho do mercado e pelas oportunidades existentes por aqui. São marcas fortes e consolidadas que sabem muito bem onde investem seus recursos.

Franquias de cosméticos e perfumaria

2 – Indicadores médios das franquias do segmento de cosméticos e perfumaria

Confira abaixo os valores médios e outros indicadores como taxas, prazo de retorno do investimento, área necessária e outros, referentes às franquias do segmento de cosméticos e perfumaria.

  • Investimento Inicial – De R$ 35 mil a R$ 400 mil
  • Capital de Giro – De R$ 15 mil a R$ 400 mil
  • Taxa de Franquia – De R$ 1,9 mil a R$ 80 mil
  • Taxa de Royalties – De R$ 5% a 6%
  • Taxa de Publicidade – De 1% a 5%
  • Prazo Médio de Retorno – De 24 a 42 meses
  • Número de Funcionários – De 1 a 10
  • Área da Loja – De 30 m² a 150 m²
  • Lucro Esperado Sobre o Faturamento – 16,1%

Dados atualizados em 24/09/2019

3 – Grupos de franquias que fazem parte deste segmento

De acordo com a classificação adotada pela Associação Brasileira do Franchising, que divide o setor de franquias no Brasil em onze categorias, este segmento engloba grupos como:

No caso específico desta matéria, nós estamos fazendo uma avaliação abrangente do segmento, mas em nosso site também já analisamos individualmente alguns destes grupos em nossa seção de Oportunidades, que você pode acessar, clicando aqui.

4 – Pontos a serem observados neste segmento

As franquias de cosméticos e perfumaria encontram um ambiente extremamente competitivo, como é uma característica deste mercado em todo o mundo. Por isso mesmo, é necessário prestar bastante atenção na hora de escolher a rede para se associar.

O ideal, para quem não deseja correr riscos maiores, é buscar franquias já consolidadas e com uma marca forte, como por exemplo, a Boticário, uma das maiores franquias do Brasil, que possui uma marca mais do que conhecida pelos consumidores.

No caso das franquias de cosméticos, mais concentradas em cremes de beleza, shampoos, hidratantes e outros produtos, a marca também pesa bastante, e por isso deve-se dar preferência as mais conhecidas.

Além disso, as franquias de cosméticos e perfumaria, precisam apresentar um bom histórico de experiência no varejo, e ter um marketing bastante ativo, com ações constantes de divulgação da marca e seus produtos.

No caso das franquias de farmácias de manipulação, é importante também tomar um certo cuidado com questões específicas deste tipo de negócio que precisam ser avaliadas.

Elas têm por característica, serem pouco permeáveis no mercado e trabalharem com um público muito restrito, atendendo a demandas específicas, o que é um ponto contra este modelo de negócio.

Por outro lado, por se tratar do que chamamos de um nicho de mercado, a concorrência é bem menor, o que podemos classificar como um ponto positivo para este tipo de negócio.

Franquias de perfumaria e cosméticos

5 – Vale a pena investir em franquias de cosméticos e perfumaria?

Na nossa avaliação, respeitados os critérios estabelecidos no ponto imediatamente anterior de nossa matéria, o investimento em franquias de cosméticos e perfumaria é sim uma boa opção para quem deseja montar seu próprio negócio.

Se levarmos em consideração a perspectiva de crescimento econômico para 2020, e seu consequente impacto sobre a renda da população, é de se esperar que o segmento continue em sua trajetória de crescimento no próximo ano.

Na medida em que as pessoas tiverem um “sobra de caixa”, é de se imaginar que se concedam o direito de comprarem pequenos mimos, como perfumes, shampoos de melhor qualidade e cremes hidratantes, alavancando o faturamento destas franquias.

Como o que acreditamos que ocorrerá com as franquias de saúde e bem-estar, que de certo modo englobaria também as franquias de cosméticos e perfumes, as pessoas tende, na medida que o orçamento permite, buscar por formas de sentir-se bem.

Levando-se em consideração todos os motivos expostos anteriormente, acreditamos que o investimento em franquias de perfumaria e cosméticos seja sim um boa alternativa de investimento, e até nos arriscamos a colocá-las entre as melhores franquias para investir em 2020.

Se você estiver em dúvida sobre qual das marcas escolher, aqui no Guia de Franquias Brasil temos uma seção voltada exclusivamente para este setor que você poderá acessar em Franquias de Cosméticos e Perfumaria.

Mantenha-se em dia sobre tudo que acontece no segmento de franquias de cosméticos e perfumaria, e no universo do franchising brasileiro, assinando a nossa Newsletter.

Franquias de Cosméticos e Perfumaria
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2 COMENTÁRIOS

  1. As franquias de cosméticos e perfumaria são uma das boas opções para quem deseja entrar no setor de franchising, mas como dito no artigo, é preciso ter muito critério na hora de escolher a marca.

    • Olá Bélit

      É bem como dissemos no artigo, as franquias de cosméticos e perfumaria são uma ótima opção de negócio, mas é preciso apostar em marcas de peso para não correr riscos desnecessários.

      Um grande abraço e sucesso!

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