Franquias com mais chances de sucesso

Você saberia dizer quais são as franquias com mais chances de sucesso? Se a resposta é não, você encontrará neste artigo um roteiro para identifica-las e fugir de problemas mais tarde.

Em tempos difíceis como os que estamos vivendo hoje, a pior coisa que pode acontecer com você é investir suas economias em uma franquia que mais à frente vai acabar se mostrando um retumbante fracasso.

O problema maior é que existem muitas franquias desse tipo por aí. Alguns empreendedores, embalados por uma campanha de marketing violenta, acabam acreditando que uma determinada franquia é um verdadeiro pote de ouro.

O que eles não sabem é que que o único a ganhar dinheiro com este pote de ouro é o próprio franqueador, pois o modelo em si, tem todas as características de um péssimo negócio em termos de franchising.

Para o leigo, pode até parecer que todas as franquias são iguais, mas para quem trabalha no dia a dia do mercado, identificar as franquias com mais chances de sucesso é bem mais simples.

Por isso, vou mostrar neste artigo, quais são os sinais de que você pode identificar para saber se está diante de uma franquia de sucesso, ou mais um dos caça níqueis desses que vemos de vez em quando por aí.

O negócio é realmente franqueável?

A primeira pergunta a ser feita na hora de determinar quais são as franquias com mais chances de sucesso é se o negócio é realmente franqueável ou não. Se o modelo de negócio apresentado possui características muito específicas do seu lugar de criação original, temos aí um sinal de alerta.

Um exemplo, são algumas propostas de franquias de alimentos, que tem como base a culinária local. Ele até pode dar muito certo em uma determinada região, mas será que na região em que você deseja instalar o negócio ele vai funcionar também?

A franquia realmente possui uma marca?

Outro questionamento importante para identificas as franquias com mais chances de sucesso, é se o negócio que lhe está sendo oferecido possui uma marca de verdade, que valha o investimento em taxas como a própria taxa de franquia e de royalties.

Muitas “franquias” se lançam no mercado com uma logo bonitinha e uma conversa de “inovação”, mas na verdade não passam de uma startup, e por isso, o grau de risco do negócios é muito maior do que o de uma franquia com uma marca consolidada no mercado.

A experiência do franqueador

Esse é um dos itens mais fáceis de conferir na hora de escolher uma franquia que tenha chances reais de sucesso. O franchising pressupõe a transferência de tecnologia, métodos, rotinas e a força da marca. Portanto, uma empresa que foi criada há poucos meses, não tem condição alguma de lhe passas esta experiência.

As franquias de sucesso possuem no mínimo dois anos de experiência ou mais, tempo este que possibilita a criação de uma cultura da empresa, tanto no que diz respeito ao posicionamento da marca, quanto ao desenvolvimento de métodos e processos que possam ser repassados aos franqueados.

Quantidade de unidades franqueadas

Outro indicador de franquias com mais chances de sucesso é a quantidade de unidades franqueadas. Se uma franquia é boa, realmente escalável e lucrativa, é natural que tenha um grande número de unidades franqueadas, não concorda?

Outro ponto a ser analisado é o do número de unidades que fecharam no último ano. A taxa de mortalidade das unidades da franquia é um bom indicador do suporte administrativo que a rede oferece aos seus franqueados.

Quantidade de unidades próprias

Se o franqueador possui um número elevado de unidades próprias, este pode ser um ótimo sinas de que você está diante de uma verdadeira franquia de sucesso, já que o dono da marca aposta em seu próprio produto.

Uma franquia que possui apenas uma loja piloto e o resto todo é composto por unidades franqueadas, dificilmente consegue agregar a experiência dos diversos franqueados e traduzi-la em know how a ser partilhado com os outros franqueados.

Para complementar a sua leitura sugerimos que você dê uma olhada no artigo que indicamos abaixo.

Como abrir uma franquia de sucesso

Como você pode constatar, determinar quais são as franquias com mais chances de sucesso não é tão difícil assim, basta seguir os sinais. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Franquias com mais chances de sucesso
Classificação 5 (100%) 25 votos

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here