Franquias baratas e lucrativas – Como analisar essa dupla
Sabemos que muito se tem escrito sobre franquias baratas e lucrativas, afinal de contas a dupla une o útil ao agradável em termos de investimento, não concorda?
O grande problema é que na maioria das vezes a discussão fica num nível muito superficial e não leva em consideração questões mais técnicas a respeito.
Neste artigo vamos fazer uma análise técnica do assunto. Vamos sim falar sobre franquias baratas e lucrativas, mas vamos ir mais a fundo nessa análise.
Uma das propostas do Guia de Franquias Brasil é justamente levar a discussão sobre o investimento em franquias a um nível mais elevado, e é justamente essa a proposta desse artigo.
Muitas das vezes os novos empreendedores do franchising focam suas pesquisas em números absolutos que nem sempre garantem o sucesso do negócio.
O resultado é que depois de um tempo, descobrem que o investimento não é tão interessante quanto parecia.
Para evitar esse tipo de decepção, vamos então discutir a questão das franquias baratas e descobrir como realmente analisar essas oportunidades, afinal, a oferta de microfranquias vem aumentando muito no Brasil ultimamente
Definindo o que são franquias baratas e lucrativas
A primeira coisa a fazer na hora de discutirmos essa questão é dividirmos o tema em duas partes e analisarmos o que podemos chamar de franquias baratas e o que podemos chamar de franquias lucrativas.
A questão pode parecer óbvia, mas o fato é que estes dois conceitos muitas vezes são confundidos, principalmente pelos empreendedores menos experientes, e acredite, essa confusão pode trazer sérios problemas.
Uma franquia barata é uma questão de análise de valores absolutos, ou seja, em que faixa se situa o valor do investimento na aquisição da franquia, e só isso. O fato do investimento inicial não ser muito grande, não significa que seja uma boa opção de negócio.
Dizer que estamos diante de uma franquia lucrativa é uma referência a rentabilidade do negócio, um dos fatores mais importantes na hora de analisarmos um investimento, se em que setor for.
Unindo o útil ao agradável
Tendo em vista estes conceitos, o grande segredo na hora de analisar as opções de franquias baratas e lucrativas é justamente saber unir o útil ao agradável, ou seja, um baixo investimento e alta rentabilidade.
Isso pode parecer fácil, mas na verdade não é, pois exige do empreendedor muita isenção em sua análise e uma visão muito clara destes dois conceitos.
Como algumas marcas perceberam que a questão do investimento inicial é um dos grandes chamarizes para atração de novos franqueados, passaram a apresentar propostas com preços incrivelmente baixos, principalmente no que diz respeito à Taxa de Franquia.
O problema é que dessa forma, muitas vezes acabam sacrificando a transferência de know-how. O resultado, são manuais de franquia deficientes e um treinamento breve, que na verdade não qualificam os novos franqueados para a gestão do negócio.
Por isso se você está em busca de franquias baratas e lucrativas, no quesito franquia barata, verifique que tipo de know-how será transmitido para o franqueado.
Lembre-se que a essência da Taxa de Franquia é justamente a transferência de conhecimento, e se você não recebe este valor, na forma e quantidade que precisa para que o negócio dê certo, de barata essa franquia não tem nada.
Não se iluda com o valor do investimento inicial, pois seja qual for o montante, se não for traduzido em transferência de experiência de negócio, não vale a pena, e o que parecia barato acaba se revelando algo muito caro.
É claro que existem muitas franquias para abrir com pouco dinheiro no mercado brasileiro, que realmente transferem um bom know-how para o franqueado, mas é preciso fazer uma análise prévia.
Analisando a rentabilidade
O segundo e ao meu ver, mais importante critério para análise de propostas de franquias baratas e lucrativas é a questão da rentabilidade. Afinal o desafio da escolha de uma franquia não é apenas o de conseguir montar seu próprio negócio, mas principalmente ganhar dinheiro com ele.
É claro que o franqueador irá dizer que está lhe oferecendo uma franquia barata e principalmente lucrativa, mas cabe a você determinar se ela é lucrativa mesmo. A sua melhor aliada nessa hora é a boa e velha matemática.
Uma das etapas mais importantes do processo de aquisição de uma franquia é a análise de viabilidade financeira e fluxo de caixa do negócio.
Para isso, você deverá se cercar de dados realistas e comprovados. Muitas “franquias baratas e lucrativas” simplesmente derretem após este tipo de análise.
[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Como Analisar a Viabilidade Financeira de Uma Franquia
Você pode ter acesso a estes dados na própria Circular de Oferta de Franquia, junto a sites especializados como o Guia de Franquias Brasil e ABF, em conversas com franqueados da rede e outras fontes disponíveis na própria Internet e revistas do setor.
Por isso se você está em busca de franquias baratas e lucrativas, no quesito franquia lucrativa, faça todas as contas possíveis e imagináveis para quantificar de forma realista o retorno que aquela franquia pode oferecer.
Não importa o quanto o franqueado insista em dizer que aquele é um ótimo negócio. Os números não mentem e por isso, se a matemática diz que uma determinada franquia é uma roubada, saia fora o mais rápido possível.
É claro que existem muitos riscos envolvidos em uma franquia, mas acredito que o principal deles é não analisar de maneira fria os dados e propostas que são apresentadas. Agir por impulso ou entusiasmo é o caminho certo para problemas mais adiante.
Espero ter colaborado com estas dicas sobre como escolher entre as diversas ofertas de franquias baratas e lucrativas divulgadas no mercado. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Parabens pelo conteudo sobre franquias baratas e lucrativas! Gostei muito!!!
Olá Vasconcellos
Ficamos bastante satisfeiros em saber que o nosso artigo sobre franquias baratas e lucrativas foi de seu agrado.
Gostei bastante da matéria sobre franquias baratas e lucrativas que vocês publicaram. Na maioris ddas vezs vejos publicações dando apenas alguns exemplos, mas você fizeram uma análise do conceiro em si. Gostei da abordagem.
Olá Damasceno
Ficamos bastante satisfeitos que nossa abordagem sobre franquias baratas e lucrativas tenha agradado você. nós realmente queríamos das um foco diferente a esta discussão.