Franquia Subway – Quanto custa e como abrir

A mundialmente conhecida franquia Subway desponta como uma boa opção de franquia no segmento de alimentação.

A Subway, chegou ao Brasil em 1993 e de lá para cá seus sanduíches vem conquistando o gosto do brasileiro por ser uma opção de refeição rápida e saudável.

Atualmente a franquia Subway já conta com mais de 900 unidades espalhadas pelo país e uma taxa de crescimento invejável. É uma franquia de alimentos em forte expansão no Brasil.

Para os novos empreendedores, a franquia Subway aparece como uma opção de investimento atrativa, principalmente por não exigir um investimento inicial muito grande, levando-se em consideração o valor necessário para a aquisição de outras franquias na área de alimentos.

Para quem deseja saber como montar uma franquia Subway, fizemos uma pesquisa e damos algumas informações neste artigo.

1 – Quanto custa uma franquia Subway

Quanto custa uma franquia Subway

Para abrir uma franquia Subway o investimento inicial começa em R$ 447 mil reais podendo chegar a R$ 975 mil dependendo da localização e do porte do projeto, que pode ir desde uma pequena loja de 40 m² podendo chegar a instalações maiores de até 150m².

Veja os indicadores da franquia Subway:

  • Investimento Inicial: de R$ 447 mil a R$ 975 mil
  • Taxa de franquia: US$ 10 mil a U$ 12.5 mil
  • Taxa de royalties: 8% do faturamento líquido
  • Taxa de publicidade: 4,5% do faturamento líquido
  • Capital de giro: R$ 29,7 mil a R$ 82,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses
  • Site da empresa: www.subway.com.br

O faturamento de uma franquia Subway médio mensal fica na casa de 80 mil reais. A média de lucro de uma loja da Subway, de acordo com informações da empresa, é de 15% do faturamento bruto mensal da unidade franqueada.

A popularidade da marca aliada ao prazo de retorno do investimento e o preço da franquia Subway são os grandes atrativos das franquias Subway para os novos empreendedores do setor de alimentos, lanchonetes e sanduíches.

A rede de franquias Subway já está presente em mais de 90 países com mais de 33 mil pontos de venda espalhados ao redor do mundo.

Para quem está interessado em uma franquia de fast food, a franquia da Subway, em função da força da marca e o apelo do produto, é uma boa opção neste setor.

Agora que você já sabe quanto custa uma franquia Subway, vamos dar uma olhada no desempenho recente da rede.

2 – Crescimento da franquia Subway

O crescimento franquia Subway no ano passado foi de 12%, situando-se em um patamar invejável, principalmente se levarmos a forte retração pela qual passou o setor em função da crise econômica.

A projeção de crescimento para a marca em 2017, segundo Roberta Damasceno, gerente nacional da empresa deve ficar entre 15% e 20% já refletindo as melhoras no ambiente econômico.

A marca conta hoje com presença em 652 cidades brasileiras e mais de 2120 lojas instaladas, o que coloca o país na quarta posição mundial em termos de número de unidades instaladas da Subway. A expectativa é de alcançar 3 mil unidades já nos próximos dois anos.

3 – O modelo de negócio da franquia Subway

A franquia Subway foi fundada por Fred DeLuca e Peter Buck nos Estados Unidos a mais de 45 anos e atualmente é representada pela empresa Doctor`s Associates INC, atual detentora da marca comercial SUBWAY®.

A proposta da franquia é oferecer refeições rápidas e saudáveis dentro do seu conceito SUBWAY FRESH FIT™ que busca harmonizar estes dois elementos.

O diferencial do modelo das franquias Subway em comparação a outras redes de fast food é o conceito que eles batizaram de “Have it Your Way”, onde o cliente tem a opção de montar o seu próprio sanduíche a partir de um cardápio que oferece diversas opções.

Os sanduiches podem ser feitos de seis diferentes tipos de pães com acompanhamentos compostos por três tipos de queijo e vegetais como tomate, alface, cebola roxa, pimentões e azeitonas, dependendo da vontade do cliente.

Outra bandeira defendida pela marca é a da alimentação saudável, uma das grandes tendências de franquias em 2018. No mercado de franquias de fast food a Subway se destaca por oferecer refeições leves, sem qualquer tipo de fritura e também livre de gordura trans.

4 – Como abrir uma franquia Subway

Como abrir uma franquia Subway

Agora que você já conhece os principais dados sobre a rede, vamos ver como abrir uma franquia Subway, analisando questões como escolha do ponto comercial e o perfil empreendedor exigido pela empresa.

Em termos de instalações, o modelo é bem flexível e caso você possua uma área entre 40 a 150, em um ponto bem localizado, já é possível pensar em ser um franqueado da marca. Com essa metragem, é possível ter bastante flexibilidade e adaptar o layout da loja em função dos diversos modelos existentes.

O importante é saber como escolher o ponto comercial para a franquia, um dos principais segredos neste tipo de negócio. A Subway ultimamente vem valorizando bastante espaços não tradicionais para a instalação de novas unidades.

A instalação e aeroportos, postos de gasolina, centros universitários e hipermercados tem sido muito bem vista na hora de analisas a candidatura à franquia. É importante fazer a avaliação de aspectos como visibilidade da loja, acessibilidade, perfil dos consumidores no local e também o fluxo de pessoas.

Os modelos da franquia Subway são os já consagrados pelo mercado, como loja de rua, lojas localizadas em praças de alimentação em shopping centers além das opções mencionadas anteriormente, em postos de gasolina e hipermercados.

No que diz respeito à região, também não existem muitas limitações, já que a empresa busca se expandir em todo o Brasil. A franquias Subway tem se empenhado em ações de marketing que visam a visibilidade nacional da marca.

A rede não tem como foco para a abertura de novas unidades apenas nas grandes metrópoles, e está investindo pesadamente em sua expansão no interior do Brasil, por acreditar que existem muitas oportunidades para a instalação de novas unidades em cidades do interior.

5 – Processo de seleção para as franquias Subway

Como montar uma franquia Subway

Se você está interessado em abrir uma franquia Subway, deverá passar por um processo criterioso de seleção conduzido pela empresa. O primeiro passo é preencher o formulário de interesse que você pode acessar clicando aqui.

Se a sua proposta for aprovada, começa então a etapa de seleção em si. A rede irá enviar a Circular de Oferta de Franquia, documento fundamental e obrigatório para o início da formalização do processo, e também um questionário de pré-avaliação do candidato.

Após essa etapa, o candidato aprovado passará então pela etapa de entrevista com a equipe da franquia que avaliará se o candidato possui nas característica e perfil empreendedor que a marca busca em seus franqueados.

Aprovado na etapa de entrevista começa então todo o processo de documentação e formalização do negócio, além é claro, das obras no ponto comercial e treinamento do franqueado e seus colaboradores.

Pelo valor do investimento, inferior ao de muitas franquias do setor de alimentação, e curto espaço de tempo para retorno, a franquia Subway é presença obrigatória no leque de opções de quem deseja entrar nesse setor.

Para se manter atualizado sobre a franquia Subway e outras franquias de alimentos, assine a nossa Newsletter.

Franquia Subway
Classificação 5 (100%) 10 votos

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Luiz

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que a nossa matéria sobre como montar uma franquia Subway foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here