Por que alguns franqueados se destacam mais que outros?

O sonho de ser dono do próprio negócio, principalmente quando o investimento inicial é relativamente baixo como no caso de franquias baratas, e o retorno financeiro rápido, são os principais motivos para se investir em franquias.

Como em qualquer negócio, o setor também exige dedicação e ser um franqueado de sucesso nem sempre é uma tarefa fácil. A dúvida é: Por que alguns franqueados se destacam mais que os outros.

Além de empenho pessoal, o franqueado de sucesso normalmente é uma pessoa que consegue extrair tudo o que a franqueadora pode lhe dar em conhecimento.

Quem lança uma franquia no mercado é porque já experimentou aquele modelo exaustivamente e sabe o que pode dar certo e errado.

Assim, o franqueado deve absorver ao máximo todo o conhecimento passado em treinamentos e visitas a campo. Caso a franqueadora não dê este apoio, o franqueado deve cobrar, pois paga por esta experiência na forma de royalties e da taxa de adesão.

Franqueados que se destacam e suas estratégias

Vejamos então as dicas de cinco franqueados de diferentes redes considerados “nota dez”. Em comum, todos eles conseguiram recuperar o investimento antes do prazo mínimo estabelecido pela franqueadora e mantiveram o faturamento acima da média da rede. Vamos ver então como isso aconteceu.

Contar com o auxílio da franqueadora para a divulgação local foi uma das estratégias utilizadas para obter lucros a partir do quarto mês

O franqueado da Sr. Computador, Guilherme Sampaio conta que sempre sentiu vontade de abrir uma franquia e aproveitou a facilidade oferecida pelos bancos na concessão de  linhas de crédito, para inaugurar, uma unidade da Sr. Computador em São Paulo.

O empresário conta que a partir do quarto mês já obteve lucros e a expectativa é ter o retorno do investimento em março deste ano.

Guilherme atribui o sucesso ao esforço incondicional e à perspectiva que se gera em torno do objetivo traçado. “A tática infalível é trabalhar muito, acreditar e arriscar sempre que necessário”.

Mesmo seus serviços sendo muito bem aceitos pela população, Guilherme sempre contou com o auxílio da franqueadora para alavancar seus resultados. “A franqueadora me auxiliou na divulgação inicial dando ênfase principalmente à visibilidade da Sr. Computador nas mídias locais”.

Foco em marketing direto em pontos estratégicos para captar alunos

Por que alguns franqueados se destacam mais que outros?O franqueado da Evolute Cursos Profissionalizantes, Rui Lunardi, inaugurou  uma unidade da franquia em Carapicuíba.

No ano seguinte, já havia recuperado o investimento e estava lucrando. O faturamento de sua unidade que era de R$ 10 mil no início, deu um salto para R$ 53 mil em apenas um ano.

Rui conta que o segredo para o sucesso está dividido em três pilares: comercial, pedagógico e financeiro.

Na parte comercial, Rui afirma que “Procuramos sempre divulgar a marca com ações comerciais e de marketing em pontos estratégicos, como escolas públicas e supermercados.

Os carros de som também são muito utilizados”. Para manter a qualidade dos cursos, na parte pedagógica, sempre procura instruir os professores a entenderem quais as reais dificuldades dos alunos para que eles se sintam mais seguros e aprendam melhor.

Eles também procuram sempre  entender o que o mercado está demandando e, caso seja necessário, implementar atividades extras que atendam às necessidades atuais.

Outro aspecto é relacionado à área financeira: “A cobrança de forma sutil, porém incessante, é a prioridade deste departamento.

Quanto menos alunos devedores, melhor será o desempenho da unidade, já que poderemos focar nosso esforços naquilo que realmente é importante”.

Crescimento de 206% no primeiro ano com investimento em comissões para a equipe

Já Fernado Hugo, franqueado da D’pil começou a ter lucro a partir do 4º mês das inaugurações.  O empresário conta que a unidade de Rio Verde iniciou com faturamento de R$ 8.500,00 e, atualmente, fatura R$ 24 mil.

Ele explica que após a inauguração e treinamento das equipes, desenvolveu práticas de divulgação próprias e locais. “Um dos fatores que influencia completamente no desenvolvimento de uma unidade franqueada é o marketing local.

Além disso, também é necessário dar a máxima atenção aos clientes e funcionários, concedendo comissões por produtividade e venda de pacotes”.

Fluxo de clientes e apoio de gerente para implementar orientações

Franqueado da unidade da Empada Brasil em São Paulo, Edison Paiva comenta que o principal desafio ao inaugurar sua franquia foi a falta de experiência.

“Tudo era novidade: montagem da loja, contratação de pessoas, regras dos sindicatos, vigilância sanitária e treinamento de pessoal”. Para superar o desafio, ele procurou ajuda com a própria franqueadora, no contador, na internet, no sindicato e com os amigos.

O empresário conta que o segredo do sucesso foi, principalmente, poder contar com o trabalho de uma gerente extremamente dedicada e competente. Por ser médico, ele não tem tempo de se dedicar inteiramente aos negócios.

Para atender três mil clientes por mês, Edison utiliza planilhas de controle que lhe permite gerenciar os principais problemas da unidade e traçar soluções. Para garantir que sua orientações sejam seguidas, ele estipula metas e prêmios para quem atingi-las.

O bom trato ao cliente também é essencial, segundo o empresário. A unidade possui sete colaboradores, além da gerente.

Agora que você já viu alguns exemplos que explicam a questão de alguns franqueados se destacarem mais do que outros, o que acha de incorporar essas informações aos seus planos? Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia de Franquias Brasil.

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