Crescimento do setor de franquias em 2017
Os dados preliminares sobre o crescimento do setor de franquias em 2017, divulgados pela Associação Brasileira de Franchising – ABF durante o 1º Encontro de Franquias promovido pelo Sebrae, são animadores.
Segundo os dados anunciados, o setor de franquias em 2017 cresceu 7,8% no terceiro trimestre do ano, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
O faturamento no período foi de R$ 41,85 bilhões. No ano passado, no mesmo período o faturamento havia sido de R$ 38,84 bilhões.
Parte do crescimento do setor de franquias em 2017 tem sido atribuído ao cenário recessivo pelo qual o país ainda passa e ao alto número de demissões ocorridas no ano passado.
Muitos dos novos empreendedores do franchising brasileiro, são pessoas que estão saindo dos seus empregos, e investindo o valor recebido em suas rescisões trabalhistas e alguma poupança acumulado no setor de franquias.
Essa opção tem se tornado atrativa em função da segurança que oferece aliada com a possibilidade de começar seu próprio negócio, recebendo o know how de uma marca já estabelecida e consolidada.
Segundo dados pesquisados, a taxa de mortalidade média das pequenas empresas no Brasil é de 85% nos primeiros sessenta meses, ao passo que no caso das franquias, esse percentual cai para 4,3%, em função da experiência que é transferida.
Os destaques no crescimento do setor de franquias em 2017
Muito embora o desempenho do setor de franquias em 2017 tenha tido um crescimento linear, alguns segmentos se destacaram. Entre eles estão:
- Entretenimento e Lazer – Crescimento de 13,1%
- Comunicação, Informática e Eletrônicos – Crescimento de 12,7%
- Serviços Educacionais – Crescimento de 9,7%
- Serviços e Outros Negócios – Crescimento de 9,7%
Outra informação importante em relação ao crescimento do setor de franquias em 2017 foi em relação ao número de unidades franqueadas abertas. A pesquisa mostra que em termos percentuais, foram abertas 3,7% de novas unidades e fechadas 1,4%
O saldo entre unidades de franquias abertas e fechadas em 2017 ficou positivo em 2,3% novas unidades, o que por si só é extremamente animador.
Ainda segundo a a pesquisa da ABF sobre o crescimento do setor de franquias no Brasil durante o ano de 2017, operavam até o dia 30 de setembro, 147.539 unidades de franquias.
Fatores como a variação positiva do PIB, a queda da inflação e o aumento nos índices de confiança do consumidor e das empresas influenciaram o crescimento do franchising no período.
Também podemos creditar esse desempenho à queda da taxa de juros nos últimos meses e também à redução da taxa de desemprego.
As tendências do setor de franquias para 2018
Com a chegada do final de ano jé é hora de falarmos em tendências do setor de franquias em 2018, e já é possível anteciparmos um cenário favorável para o setor, em função da superação dos piores momentos da crise econômica no país.
Com uma volta do crescimento, o setor de franquias em 2018 tenderá a apresentar uma taxa de crescimento bastante elevada, já que os novos investimentos, até mesmo em função da busca por estabilidade, tenderão a dar preferência ao setor.
Da mesma forma em que indicamos no ano passado o segmento de serviços, acreditamos que as melhores franquias para investir em 2018 estarão neste mesmo setor. De qualquer forma, ainda precisamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.
Mantenha-se atualizado sobre o crescimento do setor de franquias em 2017 e outras informações do universo do franchising brasileiro, assinando o Boletim Informativo do Guia de Franquias Brasil.
Acho que o crescimento do setor de franquias em 2017 só não foi maior porque o desemprego está muito grande.
Olá Juarez
Infelizmente o crescimento do setor do franchising em 2017 foi bastante dificultado em função da alta taxe de desemprego e também da desconfiança que vários empreendedores têm em relação ao futuro econômico do Brasil.