Veja como escolher o ponto comercial para uma franquia
Hoje vamos falar sobre como escolher o ponto comercial para uma franquia, uma decisão crucial para o sucesso do negócio.
A importância da escolha do ponto comercial para uma franquia é tão grande que alguns franqueadores, como a Havaianas e outras grandes marcas, oferecem suporte personalizado nessa etapa do negócio.
Com essa ajuda, o empreendedor poderá minimizar o risco envolvido nesse tipo de negócio e também, contando com a experiência do franqueador, aumentar o potencial do negócio e reduzir o prazo de retorno do investimento.
O melhor ponto comercial para instalação de uma franquia é aquele que ofereça o máximo possível em termos de visibilidade da marca atraindo um bom volume de público de forma a geral vendas que viabilizem o negócio.
O que determina a escolha do ponto comercial para uma franquia
Para garantir o sucesso da sua franquia existem alguns pontos que são determinantes e por isso, vamos analisar mais detalhadamente para que você não perca o foco em nenhum deles.
1 – Perfil do público
O primeiro ponto a ser analisado é o perfil do público que circula pelo local. o trânsito no local escolhido é composto pelo público-alvo do negócio que você pretende montar?
É interessante que você identifique seus hábitos de consumo, a motivação para estarem naquele local e quais são os horários de maior movimento.
Visibilidade e acesso ao local
No comércio ou na prestação de serviços, a visibilidade do negócio é tudo.
Por isso, se você está querendo saber como escolher um ponto comercial para sua franquia, coloque este item como uma de suas prioridades.
Verifique a capacidade de exposição do local escolhido assim como a distância em que o ponto comercial é visto e percebido, como esquinas e outros pontos estratégicos.
2 – Área de estacionamento
Esse é outro ponto fundamental para quem está em busca do local ideal para a instalação de uma franquia.
Em alguns modelos de negócio, como franquias de lavanderia e alimentação, a existência de uma área de estacionamento é um requisito básico para o sucesso do negócio.
3 – Vizinhança do ponto
Um dos pontos mais importantes do manual sobre como escolher um ponto comercial para sua franquia é a análise da vizinhança. Avalie os negócios que estão instalados na vizinhança, e o grau de competição que eles podem representar.
Essa questão pode ser fundamental no potencial de crescimento. É importante avaliar se a concorrência será prejudicial o positiva para o seu negócio. Muitas vezes a competição até ajuda.
4 – Acessibilidade para clientes especiais
Um grande diferencial no segmento de franquias pode ser a questão da acessibilidade para clientes portadores de necessidades especiais. É importante para a construção de uma marca respeitada demonstrar esse tipo de preocupação.
Em muitos países, essa é uma exigência legal, mas no Brasil, enquanto isso não acontece, transforme essa questão em diferencial para seu negócio.
5 – Legislação específica
Na hora de escolher a melhor localização para o ponto comercial onde instalará sua franquia, informe-se junto à prefeitura da sua cidade sobre a legislação referente ao local, principalmente em relação a possíveis impedimentos comerciais.
6 – Viabilidade financeira
Na hora de escolher o ponto comercial da franquia verifique se os custos de locação e a luva que você provavelmente irá pagar se encaixam em seu orçamento e possibilitam o retorno do investimento no prazo idealizado no seu projeto.
[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Como analisar a viabilidade financeira de uma franquia.
A escolha do ponto comercial certo para sua franquia é fundamental para o sucesso do seu empreendimento, portanto muita atenção nessa etapa do projeto e boa sorte.
Agora que você já sabe como escolher o ponto comercial para uma franquia, vamos sair em busca. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
O segredo de como escolher o ponto comercial para uma franquia é ter muita paciência para pesquisar detalhadamente o local, visitando diversos dias a localização.
Concordamos plenamente com você. A escolha de um ponto comercial exige muita paciência, pois não se trata apenas de fazer uma visitinha e pronto. Você precisa visitar em vários horários e dias da semana para poder avaliar bem o movimento e as condições do local.