Como analisar a viabilidade financeira de uma franquia
Saber detalhadamente como analisar a viabilidade financeira de uma franquia é um dos primeiros passos para quem pretende investir neste setor com segurança.
Todo e qualquer empreendedor que pensa em abrir uma franquia deve, além de fazer uma análise minuciosa do mercado onde pretende atuar, analisar também o negócio sob o ponto de vista financeiro.
A análise de viabilidade financeira de uma franquia tem uma característica que eu considero fundamental. Ela trabalha com números, e os números não mentem. A análise financeira tem a capacidade de neutralizar qualquer precipitação decorrente do entusiasmo e euforia.
Além desse fator psicológico, esse é um passo do processo decisório que lhe permitirá ter uma visão muito clara sobre o futuro do negócio, permitindo a você projetar diversos fatores como:
- O quanto você irá ganhar com a franquia
- Qual será a evolução desse ganho
- Quando se dará o ponto de equilíbrio do negócio
- Qual será o capital de giro necessário
Por esses motivos, consideramos que todo empreendedor precisa saber como analisar a viabilidade financeira de uma franquia, para que possa projetar de maneira consciente seu caminho neste setor.
Destruindo ilusões e neutralizando emoções
Uma das armadilhas na hora de abrir uma franquia é se deixar levar pelo entusiasmo e por uma certa afinidade pela marca. Muitos candidatos a franqueados se deixam levar pelo entusiasmo, por seu gosto pessoal pelos produtos e até mesmo o visual da marca.
O problema é que isso não garante o sucesso do negócio. A análise de viabilidade financeira de uma franquia é quem determina se o negócio é atraente ou não. O importante é saber qual é o retorno que o negócio vai lhe proporcionar.
É claro que a identificação com a marca e seus produtos é um dos ingredientes do sucesso de um franqueado, mas só isso não basta. O negócio precisa ser lucrativo, caso contrário é apenas perda de tempo, dinheiro, e não raramente, autoestima.
É justamente por isso que no caso de você não ter muita intimidade com números e projeções financeiras, recomendamos que você contrate um consultor de franquias para lhe ajudar durante esse processo.
Não submeter a proposta de franquia a uma análise financeira, via de regra acaba por gerar desmotivação e uma tendência de jogar a culpa pelo fracasso do negócio sobre o franqueado ou então o modelo de negócio.
Como fazer a análise de viabilidade financeira de uma franquia
Abaixo listamos um resumo dos principais tópicos para quem deseja saber como fazer a análise financeira de uma franquia para auxiliar os novos empreendedores na coleta de dados e montagem de sua análise.
É claro que seria muita pretensão nossa achar que em um único artigo pudéssemos esgotar o assunto, por isso, recomendamos a nossos leitores envolvidos nessa etapa do seu projeto de franquia que consultem em nossa seção de Franquias Para Iniciantes, outros assuntos relacionados ao tema.
1 – Busque dados realistas
É claro que para fazer a análise financeira de uma franquia você deve buscar os dados mais exator possíveis. A Lei no 8.955, conhecida como Lei das Franquias prevê que todos os dados financeiros envolvendo o empreendimento devem constar da Circular de Oferta de Franquia.
Essa será a sua primeira fonte de informações sobre o negócio, mas a prudência recomenda que você cruze as informações prestadas com outras fontes disponíveis em sites especializados e na própria Internet.
Em nossas páginas descritivas de franquias sempre que possível informamos o Índice de Atratividade da Franquia, um indicador econômico financeiro que desenvolvemos para auxiliar nossos leitores na hore de escolher uma franquia.
2 – Qual o valor do investimento inicial
O primeiro item a ser investigado por que deseja saber como analisar a viabilidade financeira de uma franquia é o valor inicial a ser investido declarado pela empresa na Circular de Oferta de Franquia – COF.
Estes custos envolvem, na maioria dos casos as taxas cobradas em uma franquia que podem cariar de empresa para empresa. De maneira geral, os principais são:
- Taxa de Franquia – Saiba mais sobre a taxa de franquia clicando aqui
- Taxa de Royalties – Saiba mais sobre a taxa de royalties clicando aqui
- Taxa de Compras – Saiba mais sobre a taxa de compras clicando aqui
- Taxa de Propaganda – Saiba mais sobre a taxa de propaganda clicando aqui
Com base nestes dados, já podemos fazer uma projeção inicial de resultado, calculando o fluxo de caixa do investimento, descontado o investimento inicial relativo ao modelo de franquia.
3 – Custos colaterais
Um dos segredos para quem deseja saber como analisar a viabilidade financeira de uma franquia, é descobrir os custos que quase ninguém comenta.
Chamamos de custos colaterais de uma franquia, os investimentos que mesmo não estando previstos na Circular de Oferta de Franquia, são inerentes à instalação e operacionalização do negócio.
Entre estes custos podemos destacar o valor da luva pelo estabelecimento comercial onde você pretende instalar o negócio, despesas com reformas e adequação do espaço comercial ao padrão da franquia, despesas com taxas, honorários e outras.
Em sua análise de viabilidade financeira de uma franquia esses dados devem estar muito bem detalhados, sob o risco de comprometer seriamente os cálculos e suas conclusões.
4 – Despesas com pessoal
Um dos segredos para o sucesso de uma franquia é a escolha da sua equipe de colaboradores. De nada adianta montar uma loja incrível, em um ponto comercial muito bom se o seu atendimento não corresponde às expectativas.
Por isso é importante contratar pessoal qualificado e manter a equipe sob constante treinamento para que possam atingir um ponto de excelência em atendimento. Feito isso, é importante reter esse profissional.
Na análise de viabilidade financeira de uma franquia é fundamental que você inclua a remuneração da sua equipe de colaboradores e seu treinamento, não apenas o oferecido pelo franqueado, como também outros que possam contribuir para a excelência dos processos.
Na análise de viabilidade financeira de uma franquia é fundamental que você inclua a remuneração da sua equipe de colaboradores e seu treinamento, não apenas o oferecido pelo franqueado, como também outros que possam contribuir para a excelência dos processos.
Quando você consegue definir de forma clara e confiável todos os custos para iniciar uma franquia, o risco do negócio poder ser reduzido a apenas o risco sistêmico, ou seja, aqueles riscos que todo empreendedor precisa correr em qualquer tipo de negócio.
Para complementar as informações apresentadas aqui, sugerimos que você também leia o nosso artigo Quais são os custos de uma franquia.
Agora que você já leu nossas dicas de como analisar a viabilidade financeira de uma franquia, poderá incorporar mais essa rotina ao seu projeto. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.