Análise do ponto comercial para abrir uma franquia
O processo de análise do ponto comercial para abrir uma franquia é um dos fatores fundamentais para o sucesso do negócio.
É um trabalho metódico que precisa ser executado com muito cuidado e conhecimento.
A análise do ponto comercial deve obedecer a critérios de localização, fluxo de pessoas, visibilidade, forma ou formato, e o tempo de acesso do franqueado aos produtos, seu armazenamento e vendas.
Dada a competitividade, é a mais importante questão a ser abordada, pois trata da sobrevivência da franquia.
A análise do ponto comercial para abrir uma franquia, como a escolha da localização correta, é da maior importância para o sucesso de um empreendimento.
Dada as características do negócio, o franqueador é quem tem as condições técnicas ideais para avaliar as vantagens e desvantagens de uma localização.
Contudo, cabe ao candidato à franquia proceder a um levantamento inicial dos pontos comerciais, e submetê-los a avaliação do franqueador.
O processo de análise do ponto comercial para abrir uma franquia
No processo de identificação preliminar do ponto comercial, o candidato à franquia deve ter em mente que a base do sucesso de seu empreendimento está ligada a três fatores: o 1º o ponto; o 2º o ponto; e o 3º o ponto.
Ao pesquisar o melhor ponto para instalação de sua franquia, o candidato deve verificar:
- A capacidade de consumo do mercado na região escolhida
- Quais são as lojas próximas que podem lhe fazer concorrência?
- O franqueador oferece ponto? Aluga? Qual o valor do aluguel?
- Há possibilidades de compra do ponto?
- Quais são as taxas envolvidas na locação?
- Qual o tamanho, layout, e posicionamento junto à calçada?
- Qual a infraestrutura de serviços de energia elétrica, telefone e outros?
- Tem facilidade de acesso, estacionamento, conforto e segurança?
- Qual é o volume do tráfego e circulação do público alvo?
- Atende às exigências da legislação quanto ao zoneamento?
- Qual a proximidade com o mercado consumidor?
- Qual a visibilidade do ponto?
Ao franqueador, dentro de seu segmento de negócio, cabe identificar as variáveis de mercado, que alterações no ambiente provocará a instalação da franquia na localidade escolhida pelo franqueado.
Estas variáveis ambientais são externas ao negócio em si, porém precisam ser cuidadosamente analisadas e acompanhadas.
Os fatores externos que podem complicar sua escolha
O mercado, ou a concorrência, em alguns casos, reage à instalação da franquia com uma postura de guerra ao franqueador, esquecendo-se de que quem está à frente do estabelecimento, normalmente é um franqueado com forças muito menores que a do franqueador, e que certamente, não representa tão grande ameaça como se pressupõe.
De qualquer maneira, esta reação pode vir a eliminar ou expulsar a franquia daquela localidade. Ou seja, seu fechamento puro e simples, com prejuízos ao franqueado, que, muitas vezes não traz experiência comercial suficiente para fazer frente à reação da concorrência.
Daí a importância da experiência do franqueador no processo de análise do ponto comercial para abrir uma franquia. É ele quem deve dar a palavra final na decisão do melhor ponto comercial, analisando com critério os pontos escolhidos pelo franqueado, que muitas vezes conhece melhor a região.
Agora que você já conhece o passo a passo do processo de análise do ponto comercial para abrir uma franquia, sua escolha poderá ser bem mais acertada. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros aspectos referentes a abertura e gestão de franquias, assinando a nossa Newsletter.
Errar na análise do ponto comercial para a franquia é fatal. Falo isso por experiência própria.