Análise do ponto comercial para abrir uma franquia

O processo de análise do ponto comercial para abrir uma franquia é um dos fatores fundamentais para o sucesso do negócio.

É um trabalho metódico que precisa ser executado com muito cuidado e conhecimento.

A análise do ponto comercial deve obedecer a critérios de localização, fluxo de pessoas, visibilidade, forma ou formato, e o tempo de acesso do franqueado aos produtos, seu armazenamento e vendas.

Dada a competitividade, é a mais importante questão a ser abordada, pois trata da sobrevivência da franquia.

A análise do ponto comercial para abrir uma franquia, como a escolha da localização correta, é da maior importância para o sucesso de um empreendimento.

Dada as características do negócio, o franqueador é quem tem as condições técnicas ideais para avaliar as vantagens e desvantagens de uma localização.

Contudo, cabe ao candidato à franquia proceder a um levantamento inicial dos pontos comerciais, e submetê-los a avaliação do franqueador.

O processo de análise do ponto comercial para abrir uma franquia

No processo de identificação preliminar do ponto comercial, o candidato à franquia deve ter em mente que a base do sucesso de seu empreendimento está ligada a três fatores: o 1º o ponto; o 2º o ponto; e o 3º o ponto.

Ao pesquisar o melhor ponto para instalação de sua franquia, o candidato deve verificar:

  • A capacidade de consumo do mercado na região escolhida
  • Quais são as lojas próximas que podem lhe fazer concorrência?
  • O franqueador oferece ponto? Aluga? Qual o valor do aluguel?
  • Há possibilidades de compra do ponto?
  • Quais são as taxas envolvidas na locação?
  • Qual o tamanho, layout, e posicionamento junto à calçada?
  • Qual a infraestrutura de serviços de energia elétrica, telefone e outros?
  • Tem facilidade de acesso, estacionamento, conforto e segurança?
  • Qual é o volume do tráfego e circulação do público alvo?
  • Atende às exigências da legislação quanto ao zoneamento?
  • Qual a proximidade com o mercado consumidor?
  • Qual a visibilidade do ponto?

Ao franqueador, dentro de seu segmento de negócio, cabe identificar as variáveis de mercado, que alterações no ambiente provocará a instalação da franquia na localidade escolhida pelo franqueado.

Estas variáveis ambientais são externas ao negócio em si, porém precisam ser cuidadosamente analisadas e acompanhadas.

Escolha do ponto comercial para abrir uma franquia

Os fatores externos que podem complicar sua escolha

O mercado, ou a concorrência, em alguns casos, reage à instalação da franquia com uma postura de guerra ao franqueador, esquecendo-se de que quem está à frente do estabelecimento, normalmente é um franqueado com forças muito menores que a do franqueador, e que certamente, não representa tão grande ameaça como se pressupõe.

De qualquer maneira, esta reação pode vir a eliminar ou expulsar a franquia daquela localidade. Ou seja, seu fechamento puro e simples, com prejuízos ao franqueado, que, muitas vezes não traz experiência comercial suficiente para fazer frente à reação da concorrência.

Daí a importância da experiência do franqueador no processo de análise do ponto comercial para abrir uma franquia. É ele quem deve dar a palavra final na decisão do melhor ponto comercial, analisando com critério os pontos escolhidos pelo franqueado, que muitas vezes conhece melhor a região.

Agora que você já conhece o passo a passo do processo de análise do ponto comercial para abrir uma franquia, sua escolha poderá ser bem mais acertada. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros aspectos referentes a abertura e gestão de franquias, assinando a nossa Newsletter.

Análise do ponto comercial para abrir uma franquia
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