Quais são os custos de uma franquia e como analisá-los

Conhecer detalhadamente quais são os custos de uma franquia é fundamental para qualquer investidor que desejam ingressar neste mercado de forma segura e consciente.

Um erro muito comum entre os investidores do franchise é não se ater aos números que envolvem o investimento, e depois terem problemas com o fluxo de caixa.

Uma análise muito simplista, como o valor da taxa de franquia e investimento no ponto comercial tende a levar a um cenário que não corresponde à realidade do negócio, acarretando diversos problemas, inclusive o do fechamento do negócio por falta de fôlego financeiro.

A empolgação inicial pelo negócio pode trazer uma certa cegueira para o verdadeiro investimento que precisa ser feito. Por isso, neste artigo vamos discutir quais são os custos de uma franquia, para que você tenha uma ideia clara do valor que irá precisar.

Os principais custos para a abertura de uma franquia

Como dito anteriormente, os custos para a abertura de uma franquia vão muito além da taxa paga inicialmente ao franqueado e o valor investido na aquisição ou locação do espaço comercial.

Podemos citar pelo menos os seguintes componentes do investimento necessário para a abertura de uma franquia:

  • Taxa de Franquia para aquisição do negócio
  • Ponto comercial e instalações
  • Formação do estoque inicial da franquia
  • Capital de giro necessário para manutenção do negócio
  • Taxa de royalties cobradas mensalmente
  • Taxa de propaganda da franquia e própria
  • Custos colaterais da franquia

Taxa de Franquia o custo que é a marca do setor

Faz todo sentido iniciarmos nossa lista de custos de uma franquia pela taxa que carrega em si todo o conceito do negócio. A Taxa de Franquia é o valor pago pelo franqueado pela transferência de know-how, força da marca e treinamento oferecido pelo franqueador.

Esse é um dos custos mais elevados para a instalação de uma unidade de franquia e por isso, você precisa avaliar muito bem o que receberá em troca deste valor.

  Leia o artigo O que é Taxa de Franquia

Investimento em ponto comercial e instalações

Quando discutimos sobre quais são os custos de uma franquia, um dos principais itens, com exceção das franquia no modelo home based, é o de aluguel e luvas do ponto comercial. Não raramente este custo chega até a ser maior do que o da Taxa de Franquia.

Saber como escolher o ponto comercial de uma franquia é sem sombra de dúvida um dos grandes desafios para quem deseja investir neste setor, já que influencia diretamente o faturamento. Neste aspecto do investimento, desafio maior ainda é encontrar o ponto de equilíbrio entre o valor investido e o retorno desse investimento.

  Leia o artigo Análise do ponto comercial para abrir uma franquia

Formação do estoque inicial

É curioso, mas se você perguntar aos novos empreendedores quais são os custos de uma franquia, muito poucos costumam mencionar a formação inicial do estoque, um item que pode chegar a valores bastante elevados, principalmente em segmentos de alto valor agregado por produto como, por exemplo, as franquias de cosméticos e perfumes.

É preciso fazer uma análise bem detalhada do investimento inicial na formação do estoque da franquia e do fluxo de caixa gerado pelas vendas, de forma a estabelecer como se dará a reposição deste estoque, principalmente porque isso afetará a definição do capital de giro necessário para se abrir uma franquia.

Capital de giro

Outro item de suma importância na listas de custos de uma franquia é o capital de giro. O capital de giro é o montante de dinheiro que você precisará dispor para manter o dia a dia do negócio. Nesse cálculo entram despesas com as taxas da franquia, folha de pagamento, encargos sociais, e outras despesas fixas do negócio.

De maneira geral as franquias exigem que o franqueado disponha de capital para até seis meses e em alguns casos extremos, até mesmo um ano de funcionamento. Portanto, esse é um item que deve ser muito bem analisado, pois em última instância, é o que irá determinar a saúde financeira do negócio em seus primeiros meses.

Veja quais são os custos de uma franquia e de que forma você deve elaborar uma avaliação total do investimento
Veja quais são os custos de uma franquia e de que forma você deve elaborar uma avaliação total do investimento

Taxa de Royalties

Outro ponto a ser analisado é quais são os custos de uma franquia que se repetem mensalmente, e entre eles estão a Taxa de Royalties cobrada pelo franqueador. Esta é uma taxa cobrada por diversos franqueadores pelo suporte operacional dado aos franqueados.

Esse é um componente que dependendo do caso é calculado sobre o faturamento da unidade franqueada ou então tem um valor fixo. É certo que em alguns casos, como o das franquias de cursos de idiomas essa taxa não está explicita, mas na verdade está embutida no preço do material que precisa ser comprado.

  Leia o artigo O que é Taxa de Royalties

Taxa de Propaganda

A Taxa de Propaganda é outro custo de uma franquia que muitos empreendedores costumam ignorar em suas planilhas de custo. Essa taxa é cobrada em função das ações de marketing empreendidas pelo franqueado, mas a coisa não para por aí.

É comum os franqueados promovam suas próprias ações de marketing, sejam elas locais ou até mesmo fazendo a divulgação da franquia pela Internet. Por isso, estes custos devem ser também avaliados e incorporados aos seus cálculos.

  Leia o artigo O que é Taxa de Propaganda de uma franquia

Custos colaterais da franquia

Para finalizarmos nossa listagem de quais os custos de uma franquia, listamos a questão do que chamamos aqui no guia, de custos colaterais da franquia, ou seja aqueles custos que não estão explícitos, mas que existem, como honorários de advogados, contadores, taxas de licença e outros.

Para complementar a leitura deste artigo, recomendamos que você também leia outra publicação feita também aqui no Guia de Franquias Brasil intitulada Como analisar a viabilidade financeira de uma franquia.

Agora que você já sabe quais os custos de uma franquia, incorpore essas informações às suas pesquisas e sucesso! mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Quais são os custos de uma franquia
Classificação 5 (100%) 12 votos