O que são microfranquias e como elas funcionam

Se você ainda não sabe o que são microfranquias e como elas funcionam, reunimos nesta matéria uma série de informações que certamente vão lhe ajudar bastante na hora de compreender esse modelo de franchising.

As microfranquias vem apresentando um crescimento invejável nos últimos anos no Brasil. Nos últimos tempos, em função da crise econômica que assola o país, diversos franqueadores passaram a oferecer esse modelo, como forma de atrair empreendedores com um capital menor para começarem seu negócio.

Para os novos empreendedores, não basta apenas saber o que são microfranquias, pois apenas o conceito não lhe dará uma visão completa desse tipo de negócio. É preciso ter uma ampla do modelo e suas nuances, incluindo seu funcionamento e outros itens que devem ser levados em consideração na hora de analisar o negócio.

Nesta matéria abordaremos pontos como:

  • O conceito de microfranquias
  • Como funcionam as microfranquias
  • As vantagens deste modelo
  • Cuidados na hora da escolha

É importante conhecer cada detalhe sobre como funcionam as microfranquias para poder avaliar de forma correta esse modelo de franchising que vem crescendo bastante no Brasil.

A definição de microfranquias

A definição de microfranquias pode parecer meio vaga, sendo classificadas como modelos de franchising com baixo investimento, mas tecnicamente existe um parâmetro para isso.

De maneira geral usamos como parâmetro para definir uma microfranquia um critério estabelecido pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, onde são consideradas microfranquias aquelas que possuem um investimento inicial igual ou menor ao valor de três vezes o PIB anual médio por habitante do país.

Por isso, levando-se em consideração os dados oficiais do IBGE relativos ao último ano, podemos classificar como microfranquia, qualquer operação de franchising que tenha um investimento inicial igual ou inferior a R$ 86 mil.

Como funcionam as microfranquias

Agora que você já sabe o que são microfranquias e seu conceito, vamos falar sobre o seu funcionamento.

O funcionamento de uma microfranquia de nada difere de seus modelos tradicionais, a não ser pelo seu porte. A unica diferença é que são modelos de baixo investimento inicial e custo operacional mais barato.

Fora isso, seu funcionamento é igual ao do modelo tradicional. As relações comerciais são regidas pela Lei das Franquias e todas as outras regras e protocolos são idênticos. Por isso é necessário prestar muita atenção a esses detalhes antes entrar nesse negócio.

   Leia outros artigos relacionados em nossa seção de Microfranquias

As vantagens das microfranquias

A ascensão do segmento de microfranquias no Brasil é facilmente justificável, principalmente nos últimos tempos. O fato de ser uma oportunidade para novos empreendedores iniciarem seus negócios sem que tenham que fazer um investimento elevado é a principal razão.

Como o modelo é mais enxuto e envolve custos menores, muitos empreendedores o utilizam até mesmo para um teste no mercado. Mas se engana quem acha que as vantagens das microfranquias se resumem ao baixo investimento.

Em muitos casos, o modelo agrega a possibilidade de trabalhar em casa, no formato de franquias home based, outro fator que vem atraindo muita gente para o negócio. O ganho em tempo de deslocamento para o local de trabalho e qualidade de vida fazem a diferença na hora da opção por esse modelo de franquia.

Na medida em que cada vez mais pessoas começam a conhecer o que são microfranquias e como funciona esse tipo de negócio, a perspectiva é de que a oferta se amplie, com um número cada vez maior de empresas oferecendo este formato.

Segundo a ABF, já existem mais de cinquenta empresas oferecendo esse modelo e o crescimento da oferta é certamente uma das tendências do setor de franquias em 2017 segundo diversos analistas do mercado.

Agora que você já sabe o que são microfranquias, seu conceito, vantagens cuidados na hora da escolha, convidamos para que acesse nossa seção de opções de microfranquias e pesquise por aquela que mais se adapta ao seu perfil empreendedor. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia de Franquias Brasil.

O que são microfranquias e como elas funcionam
Classificação 5 (100%) 4 votos