Saiba o que é taxa de franquia e qual a sua importância como componente de custo na hora de escolher a sua. Na maioria das vezes a taxa de franquia é uma das mais significantes na abertura do negócio e você precisa saber exatamente o que ela envolve.
Saiba o que é taxa de franquia e qual a sua importância como componente de custo na hora de escolher a sua. Na maioria das vezes a taxa de franquia é uma das mais significantes na abertura do negócio e você precisa saber exatamente o que ela envolve.

O que é Taxa de Franquia e qual sua importância

Você sabe o que é taxa de franquia e de que forma isso impacta seu investimento no universo do franchising? Não? Ótimo, vamos começar então a esclarecer alguns desses termos técnicos desse segmento para que você não cometa erros.

Podemos ter como definição de Taxa de Franquia o valor que é pago pelo franqueado ao franqueador para ter o direito de uso da marca e todos os benefícios da franquia, como formatação do negócios, transferência de  know-how e outros definidos em contrato.

Atualmente algumas franquias, em uma estratégia para acelerar seu crescimento inicial em um mercado que avançou em média 12% ao ano, e atrair novos franqueados, não cobram a taxa de franquia.

Para cobrir essa receita, essas empresas embutem essa taxa em outras a serem pagas durante a vigência do contrato, como por exemplo, no caso das franquias de cursos de idiomas.

Os custos envolvidos em uma franquia

Uma operação de franchising envolve uma série de taxas que regulam a relação comercial. Entre elas destacam-se:

  • Taxa de franquia
  • Taxa de royalties
  • Taxa de publicidade

Na maioria das vezes, a taxa de franquia é a principal componente do investimento inicial, junto com o capital de instalação e o capital de giro para o empreendimento. Por isso mesmo, você deve levar em consideração esse valor em especial na hora de escolher a sua franquia.

O objeto da cobrança da taxa de franquia

Qual a definição de taxa de franquia e qual sua importância para a avaliação de uma operação de franchising
Qual a definição de taxa de franquia e qual sua importância

Para melhor entender o que é taxa de franquia, é preciso compreender o seu objeto, sua razão de ser.

A taxa de franquia é como um “pedágio”, um valor que pagamos para poder fazer parte da rede de franquias.

A taxa de franquia, também conhecida como taxa de licença ou taxa inicial é também uma forma de remunerar o franqueador por todo seu investimento no desenvolvimento do negócio, geração de tecnologia operacional, divulgação e consolidação da marca e tudo mais que envolve o negócio.

A taxa de franquia também tem a função de remunerar o franqueador pelos custos iniciais envolvidos no ingresso de um novo franqueado. As franquias melhor estruturadas, oferecem uma série de serviços ao novo franqueado, como por exemplo:

  • Programa de treinamento e capacitação técnica e prática
  • Manuais de operação do negócio
  • Consultoria no hora de escolha do ponto comercial da franquia
  • Suporte legal para formalização do negócio
  • Assistência no processo de adequação do local para instalação da franquia
  • Orientação e apoio para a inauguração do negócio

Como você pode ver, a taxa de franquia envolve diversos aspectos do sistemas de franchising e por isso mesmo, na hora de transformar uma empresa em franquia, é objeto de estudos detalhados para que todos os fatores envolvidos sejam quantificados e precificados corretamente.

A taxa de franquia faz parte do investimento

Qual é o verdadeiro valor da taxa de franquia
Qual é o verdadeiro valor da taxa de franquia

Compreender o que é taxa de franquia é importante para que na hora da escolha de uma franquia você possa avaliar este custo e saber pelo que está pagando.

A abertura de uma franquia envolve diversos investimentos, que vão desde a aquisição do ponto onde será instalado o negócio, passando por despesas como reformas e aquisição do estoque inicial.

É importante que você avalia a taxa de franquia sob o prisma do investimento. O que está sendo oferecido em troca? O mero direito de uso da marca ou uma série de serviços de apoio e suporte que irão ajudá-lo a estruturar o negócio da forma correta? Esse é o ponto principal a ser avaliado.

A taxa de franquia, na verdade envolve a prestação de uma série de serviços que envolvem custos, que caso o franqueado tivesse que contratar, iriam fazer parte da sua matriz de custos iniciais.

Portanto, na hora de avaliar uma franquia, é importante analisar o que se esta recebendo em retorno do valor pago pela taxa de franquia.

Complemente os seus conhecimentos lendo os seguintes artigos:

   Taxas Cobradas Em Uma Franquia
   O Que É Taxa De Royalties
   O Que É Taxa De Propaganda
   Termos Relacionados a Franquias

Agora que você já sabe o que é taxa de franquia é possível analisar de forma mais clara as diversas opções oferecidas pelo mercado. Mantenha-se informado sobre esse e outros temas envolvendo franquias, assinando a nossa Newsletter.

O que é Taxa de Franquia
Classificação 5 (100%) 7 votos