O que é a Taxa de Propaganda de franquia e qual sua função

Saber exatamente o que é a Taxa de Propaganda de uma franquia é fundamental para que o empreendedor possa não só avaliar oi seu valor, como também conhecer o processo de divulgação do qual irá participar.

Uma das vantagens do sistema de franquias é justamente a oportunidade de participar de um sistema de marketing compartilhado, o que proporciona campanhas de maior alcance e menores custos.

Para custear as ações de marketing da marca, o franqueador recolhe um determinado valor que é revestido para o Fundo de Propaganda da franquia, ficando a cargo do franqueador implementar as ações de marketing para promoção da marca.

A Taxa de Propaganda é prevista tanto na Circular de Oferta de Franquia quanto no Contrato de Franquia e geralmente é calculada em função de um determinado percentual sobre o faturamento bruto ou um percentual sobre as compras realizadas.

Qual a destinação do fundo de propaganda de uma franquia

O texto da Lei no 8.955, conhecida como Lei das Franquias, não prevê qualquer norma em relação à forma ou estrutura desse fundo de propaganda, só prevê que esteja explícito na COF a forma e valor da cobrança, assim como o que elas efetivamente remuneram.

Por uma questão de coerência e destinação lógica, a verba de do fundo de propaganda pode ser utilizada para:

  • Remuneração da agência de publicidade que cuida da marca da rede
  • Criação de anúncios que podem ser usados por todos os franqueados
  • Eventos para divulgação da marca
  • Criação de peças publicitárias e veiculação destas peças nos mais variados canais

Um ponto importante a ser observado é que a verba de fundo de propaganda é um recurso que pertence aos franqueados, ou seja, embora sob administração da franqueadora, o fundo de propaganda não pertence a franqueadora.

Por isso, é obrigação do franqueado apresentar relatórios descritivo dos gastos, com detalhamento das contas pagas e ações que foram promovidas para justificar tais gastos.

As divergências quanto a Taxa de Propaganda de uma franquia

A importância de se saber o que é a Taxa de Propaganda de uma franquia e como ele funciona está na possibilidade de fazer uma avaliação da sua verdadeira aplicação e eficácia em termos de divulgação do negócio.

Já houveram muitas divergências em relação a aplicação dos recursos do Fundo de Propaganda de diversas franquias. Por um lado, alguns franqueados alegam que estes recursos devem ser aplicados exclusivamente no consumo de mídia.

Por outro lado, diversos franqueados alegam que como disponibilizam recursos internos da empresa, como pessoal administrativo e outros, tais custos devem ser lançados a cargo do fundo de propaganda.

Uma forma de evitar tais conflitos e trazer mais transparência à relação entre franqueador e franqueados é através da criação de um Regulamento do Fundo de Propaganda, um documento que estabelece de forma clara os limites de atuação do franqueado e também a prestação de contas aos franqueados.

Muito embora o Regulamento do Fundo de Propaganda seja um documento válido e muito comum em outros países, aqui no Brasil ainda são poucas as franquias que o utilizam.

Saber detalhadamente o que é a taxa de publicidade de uma franquia é importante para análise de custos já que existem ações de marketing complementares a serem realizadas pelo franqueado
Saber detalhadamente o que é a taxa de publicidade de uma franquia é importante para análise de custos já que existem ações de marketing complementares a serem realizadas pelo franqueado e seus custos devem ser considerados

Indo além da Taxa de Propaganda de franquia

Agora que você já sabe o que é a Taxa de Propaganda de uma franquia e de que forma ela funciona e é cobrada, é preciso também discutir sus contextualização em termos de análise de custos.

Ao fazer a análise de viabilidade financeira de uma franquia é importante que o empreendedor não se esqueça de que além da Taxa de Propaganda, na maioria das vezes será importante também empreender suas próprias ações de marketing individuais.

Muito embora algumas franquias definam regras bem rígidas em relação à publicidade, é sempre possível criar ações, sejam elas no meio físico ou digital, que ajudem na divulgação de uma unidade franqueada.

Ultimamente a divulgação de franquias na Internet vem ganhando bastante destaque, principalmente a divulgação através das redes sociais. Mesmo sendo um canal mais barato que a mídia convencional, também o marketing nas mídias sociais possui custos.

Por exemplo, a divulgação de uma empresa no Facebook, possui diversos custos. A construção da base de fãs, o impulsionamento de publicações e anúncios, todas estas ações necessárias em uma campanha de Facebook marketing, possuem custos.

Por isso é importante determinar até que ponto a Taxa de Propaganda de franquia e as ações de marketing feitas pelo franqueador são suficientes para a divulgação da sua unidade franqueada.

Complemente os seus conhecimentos lendo os seguintes artigos:

   Taxas Cobradas Em Uma Franquia
   O Que É Taxa De Franquia
   O Que É Taxa De Royalties
   Termos Relacionados a Franquias

Sabendo o que é a Taxa de Propaganda de uma franquia, sua função e o impacto sobre os custos do negócio, você certamente estará apto a fazer uma escolha melhor na hora de selecionar uma franquia. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia de Franquias Brasil.

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