As franquias home office tem retorno mais rápido?

Se você está em dúvida se as franquias home office tem retorno mais rápido a resposta definitivamente é não.

Embora muita gente acredite que pelo fato do investimento inicial nas franquias em home office ser pequeno, o retorno venha a ocorrer em um prazo menos, essa não é a realidade.

Pior ainda, uma franquia home based, como também são conhecidas, pode até mesmo não gerar retorno algum, ou então demorar muito mais do que você imaginava para ter algum retorno.

Calma. Isso não quer dizer que as franquias em home office sejam um mal investimento, muito pelo contrário. Alguns modelos de franquias em home office são uma ótima alternativa para quem deseja montar um negócio próprio.

Significa apenas que se o negócio não tiver uma boa “pegada” e não for bem administrado, pode se transformar em uma grande decepção se você fizer uma correlação direta do investimento feito com o prazo de retorno deste investimento.

O investimento inicial é apenas uma referência

As franquias home office tem retorno mais rápido se você se dedicar e trabalhar duro, da mesma forma que faria se estivesse investindo um caminhão de dinheiro em uma grande operação.

Só para você ter uma ideia de quão fraca é essa relação entre investimento e prazo de retorno, vejamos o caso de uma franquia de fast food de alta rotatividade, como uma lanchonete, por exemplo.

Esse tipo de franquia costuma ter um investimento inicial muito maior do que as franquia home based, já que você terá que alugar um bom ponto comercial, investir em maquinário e uma taxa de franquia de valor mais elevado.

Pois bem, se essa franquia possuir uma grande capacidade de geração de caixa, como é comum nas franquias de alimentação, o retorno se dará em um prazo bem menor do que o de uma franquia cujo investimento inicial foi significativamente menor.

Agora, se você encontrar uma microfranquia que além de um baixo investimento tenha uma alta capacidade de geração de caixa, você então terá encontrado o verdadeiro unicórnio do mundo das franquias.

As franquias home based tem retorno mais rápido?

Foque na capacidade de geração de receita e nas margens

Um dos principais pontos na hora de analisar e comparar uma franquia é justamente a capacidade de geração de recita que ela tem. Valores absolutos como a taxa de franquia e em alguns casos os royalties não são parâmetros confiáveis.

O que determina o verdadeiro valor da franquia é a sua capacidade de geração de caixa e a margem, como dissemos anteriormente. Muita gente se sente atraída pelo baixo valor inicial, mas isso não é tudo.

A aceitação do produto pelo público, o suporte dado pelo franqueado, a estratégia de marketing da empresa, tudo isso precisa ser levado em consideração. É claro que a taxa de franquia importa, mas existem diversos outros fatores que precisam ser analisados.

Em uma franquia home based boa, o diferencial é você

Outro fator fundamental para responder se franquias home office tem retorno mais rápido ou não está em você mesmo. O seu empenho é fundamental para fazer com que o prazo de retorno do investimento seja o menor possível.

Digo isso, porque uma das armadilhas na hora de escolher uma franquia é relaxar na gestão, principalmente no caso das franquias em home office, que na verdade envolvem dois grandes desafios.

O primeiro é do negócio em si, já que as coisas não acontecem sozinhas, nem mesmo você tendo um bom suporte por parte do franqueador. Se você não tomar a frente do negócio e lutar com unhas e dentes pelo seu espaço no mercado, a mágica não acontece.

O segundo ponto é vencer o desafio de trabalhar em casa, pois a verdade é que muitas pessoas simplesmente não têm o perfil para trabalhar neste modelo. Isso é algo que você deve levar em consideração na hora de adquirir uma franquia home based.

  Leia também o artigo Como Funcionam as Franquias Home Based

Se você queria saber se as franquias home office tem retorno mais rápido, agora já tem uma ferramenta para saber avaliar e decidir se esse é ou não um bom investimento para você. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia de Franquias Brasil.

As franquias home office tem retorno mais rápido?
Classificação 5 (100%) 15 votos