Franquias domésticas – Opção para empreender sem investir muito

O fenômeno das franquias domésticas vem tomando conta do mercado brasileiro, e a cada dia surgem novas opções.

É cada vez maior o número de empreendedores que veem nesta modalidade de franchising, a oportunidade de montarem seus próprios negócio, sem precisas investir muito.

O baixo investimento é uma das características que vem impulsionando o crescimento das franquias domésticas, e em momentos de crise, é certamente um fator decisivo.

Outro motivo para a expansão das franquias home based, como também são conhecidas, é a chance que o empreendedor tem de descobrir se possui realmente o perfil para ser um franqueado, para só depois partir para projetos maiores.

Seja por uma questão de capital inicial restrito ou primeiro passo no segmento de franchising, o fato é que o mercado de franquias domésticas brasileiro, vem crescendo a taxas bastante elevadas nos últimos anos.

Vamos então ver um pouco mais profundamente como funcionam as franquias em casa e quais são as opções de investimento neste segmento.

Como funcionam as franquias domésticas

O modelo de funcionamento das franquias domésticas é muito simples. Em sua grande maioria, estas franquias pertencem ao segmento de serviços, que caracteristicamente não requer um investimento muito grande em equipamentos e instalações.

Dessa forma, é fácil para as franquias desse segmento, desenharem modelos de negócios que podem ser implantados até mesmo em um home office. Vem daí no nome de franquias domésticas.

Muitas empresas dos segmentos de turismo, serviços digitaislimpeza e conservação, que funcionavam exclusivamente com o modelo físico de franchising, identificaram esta tendência e se adiantaram.

Neste cenário, as franquias home based vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, seguindo uma tendência que já é muito forte no exterior, onde esse modelo de franquia já é muito disseminado.

As vantagens das franquias home based

A primeira vantagem para quem está pensando em investir em uma franquia home based, e também uma das explicações para o crescimento desse modelo de franchising, principalmente no momento de crise pelo qual atravessa o país, é justamente o baixo investimento inicial.

Como você vai trabalhar em sua própria casa, não será necessário fazer um grande investimento na aquisição de um ponto comercial, instalações técnicas e todos os outros investimentos associados a instalação de uma franquia no modelo tradicional.

Outra grande vantagem das franquias domésticas é o ganho em termo de produtividade e qualidade de vida. No caos urbano em que vivemos atualmente, ter a vantagem de contar com a sua empresa a somente alguns passos de onde você está não tem preço.

O ganho em termos de qualidade de vida é inquestionável e esse ganho acaba se refletindo em produtividade no trabalho, o que torna esse modelo de negócio ainda mais sedutor.

Franquias home based. Conheça detalhes sobre o modelo de franquias domésticas.
Franquias home based. Conheça detalhes sobre o modelo de franquias domésticas.

Os cuidados ao se pensar em montar uma franquia em casa

Embora todas as vantagens apresentadas até agora tornem a avaliação da possibilidade de abrir uma franquia em casa tremendamente tentadora, é necessário avaliar também alguns riscos existentes no negócio.

Como você já viu, ter uma franquia doméstica é uma boa opção para quem deseja criar seu próprio negócio com um baixo investimento inicial a partir de um modelo de negócio já testado, mas é preciso, antes de tudo, saber se você tem o perfil para montar uma franquia em casa.

As vantagens proporcionadas pelo modelo de franquia home based precisam estar acompanhadas de uma forte disciplina e determinação, caso contrário a coisa simplesmente não irá funcionar.

Trabalhar em casa não significa não ter horários e metas a cumprir. Muito pelo contrário, você precisará estar ainda mais vigilante em relação a estes aspectos.

Além disso, você precisará desenvolver um posicionamento profissional em seu home office, atendendo a telefonemas de maneira formal e se habituar a receber visitas em horários programados.

As opções de franquias domésticas

O mercado brasileiro oferece atualmente diversas opções de franquias domésticas em vários segmentos, como o de turismo, limpeza e manutenção, marketing digital, beleza e estética, desenvolvimento de aplicativos e outros.

Na nossa seção de Franquias em Home Office, você poderá encontrar diversas oportunidades nesse segmento, com opções para todo tipo de orçamento. O importante é que você descubra um setor que realmente você se identifique.

  Leia o artigo Como Escolher Uma Franquia

Agora que você já sabe o que são as franquias domésticas, como elas funcionam, e até mesmo o risco envolvido, o que acha de incorporar esse modelo ao seu leque de opções na hora de montar o seu próprio negócio. Mantenha-se informado sobre franquias em casa e outros assuntos relativos ao mundo do franchising, assinando a nossa Newsletter.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Franquias Domésticas
Classificação 5 (100%) 1 voto