Franquias de lojas virtuais – Uma análise desse modelo de e-commerce

Curiosamente o tema franquias de lojas virtuais tem sido bastante mencionado nos e-mails que recebemos de nossos leitores nos últimos tempos.

No Brasil, como no resto do mundo, a modalidade de franquias virtuais, tem crescido muito nos últimos tempos, e no rastro desse crescimento, tem crescido também o número de franquias de e-commerce.

Como em nosso país esse modelo ainda é relativamente novo, é natural que os empreendedores ainda estejam meio desinformados sobre como funcionam as franquias de lojas virtuais.

Na verdade, se você for pensar bem, o modelo, aos olhos do leigo, é realmente meio estranho, visto que ao contrário do mundo físico, no mundo online, podemos atuar em qualquer lugar do mundo, pelo menos, teoricamente.

Partindo desse princípio, qual seria a vantagem para as empresas em criarem um sistema de franchising de lojas virtuais. Não faz muito sentido, concorda?

As franquia de lojas virtuais e o conceito

Na verdade as propostas de franquias de lojas virtuais disponíveis no mercado atualmente sofrem de uma ligeira crise de identidade, pois se analisarmos o modelo, ele se encontra na verdade em um região muito confusa, que separa o modelo de franchising do modelo de marketing de afiliados.

O sistema de franquias, em seu conceito clássico, inclui a transferência de tecnologia em processos, mas o fato é que isso não acontece na maioria dos modelos de franquias de lojas virtuais oferecidos no mercado.

Principais franquias de lojas virtuais no Brasil

Abaixo listamos algumas das principais franquias de lojas virtuais disponíveis no mercado brasileiro.

Miarte

A Miarte, por exemplo, uma das empresas que disponibiliza um sistema de franquia de loja virtual, oferece uma plataforma completa para quem deseja montar uma loja virtual.

A proposta é muito boa, mas se formos analisar bem, em alguns planos oferecidos, foge completamente ao conceito de franquia.

  • Investimento total – Até R$ 1,5 mil
  • Taxa de franquia – Não cobra
  • Taxa de Royalties – Não cobra
  • Faturamento médio mensal – R$ 500 a R$ 15 mil
  • Prazo de retorno do investimento – 1 a 5 meses

Zets

A Zets, uma empresa do grupo EZconect, é outra empresa atuando no segmento de franquias de lojas virtuais.

A empresa possui uma proposta de franquia de comércio eletrônico bastante interessante, contando com diversos planos e recursos, mas na sua essência, também lembra muito um programa de marketing de afiliados.

  • Investimento total – R$ 20 mil a R$ 22,5 mil
  • Taxa de franquia – R$ 20 mil
  • Taxa de Royalties – Não cobra
  • Faturamento médio mensal – R$ 10 mil
  • Prazo de retorno do investimento – 6 a 18 meses

Bandeirantes

Outro exemplo de franquias de lojas virtuais é a Bandeirantes, que atua no segmento de Casa e Construção, e tem como foco a venda de materiais de construção.

A empresa foi fundada em 1979, e deu início a sua operação de franchising em 2015 A rede oferece ao franqueado um modelo de vendas via e-commerce que pode ser montado a partir de um home office.

  • Investimento total – R$ 70 mil a R$ 125 mil
  • Taxa de franquia – R$ 25 mil
  • Taxa de Royalties – 11% sobre faturamento bruto
  • Faturamento médio mensal – Não informado
  • Prazo de retorno do investimento – 9 a 18 meses

Cosmetic Green

A Cosmetic Green é outra opção interessante de franquias de lojas virtuais que chama atenção dos novos empreendedores online. A empresa atua no mercado de cosméticos, oferecendo produtos de algumas das principais marcas do setor.

A franqueadora trabalha com três modelos de negócio distintos, a franquia de e-commerce, onde a venda é feita através de uma loja virtual, com operação home based, o modelo office e o modelo store.

  • Investimento total – R$ 450 a R$ 90 mil
  • Taxa de franquia – R$ 450 a R$ 25 mil
  • Taxa de Royalties – Variável
  • Faturamento médio mensal – R$ 5 mil a R$ 120 mil
  • Prazo de retorno do Investimento – 3 a 24 meses

Brasil Nutri Shop

Atuando no mercado brasileiro desde 2016 no mercado, a Brasil Nutri Shop é atualmente a maior rede de franquias online de suplementos alimentares do Brasil. A marca conta com mais de 150 unidades franqueadas espalhadas por quinze estados no Brasil.

A rede oferece a possibilidade do franqueado trabalhar no sistema home office através de um site exclusivo para venda dos produtos da empresa. Sua principal função é a de divulgação da loja.

  • Investimento total – R$ 9 mil
  • Taxa de franquia – R$ 9 mil
  • Taxa de Royalties – 20% sobre o custo do produto
  • Faturamento médio mensal – R$ 10 mil
  • Prazo de retorno do investimento – 8 meses

Multifranquias

A Multifranquias é outra proposta no segmento de franquias de e-commerce, que ao nosso ver, mistura um pouco os canais.

Diferentemente das propostas anteriores, a empresa na verdade, disponibiliza uma plataforma de e-commerce para que seus parceiros trabalhem no sistema de drop shipping.

  • A Multifranquias não cobra nenhuma taxa

Franquia de loja virtual

É preciso analisar algumas alternativas

É claro que todas as propostas mencionadas acima fazem muito sentido, já que as empresas estão disponibilizando serviços como a oferta de uma plataforma de e-commerce para seus franqueados, o serviço de processamento de pagamentos e logística. Mas daí a chamar isso de franchising, existe uma diferença muito grande.

O modelo é muito mais parecido com uma estratégia de marketing de afiliados de um grande distribuidor de varejo do que com um modelo de franchising convencional.

Nada a opor, mas é importante que o empreendedor tenha essa visão do negócio, para poder ponderar entre as alternativas existentes.

Se você for analisar com olhar mais crítico, verá que na verdade o que está sendo oferecido é o bom e velho programa de afiliados, lançado pela Amazon e seguido por milhares de outras lojas virtuais no Brasil e no mundo.

A opção dos programas de afiliados

Se você chegar à conclusão de que vale mais a pena partir para uma iniciativa própria no segmento de lojas virtuais representando outras empresas online, a melhor opção então seria a de criar uma loja virtual com programas de afiliados.

As lojas virtuais feitas com programas de afiliados já são um mercado bilionário no exterior, alavancado por empresas como a Amazon, precursora do marketing de afiliados, ainda na década passada.

No Brasil, este é um segmento que ainda está começando a dar seus primeiros passos, na medida em que cada vez mais empresas aderem a estratégia de marketing de afiliados e empreendedores começam a se profissionalizar nesta área.

Com as opções de programas de afiliados disponíveis no Brasil, já é possível, por exemplo, montar uma livraria virtual, ou uma loja virtual especializada em eleto eletrônicos, totalmente sem estoque, contando apenas com programas de afiliados.

É interessante ponderar as duas opções na hora de montar o seu negócio, pois existem vantagens e desvantagens em ambos. No modelo de franquias de lojas virtuais, você já contará com alguma experiência, e uma plataforma de e-commerce pronta.

No caso dos programas de afiliados, você deverá montar a sua própria, seja através de um sistema de e-commerce alugado ou próprio, que nesse caso poderia ser tranquilamente o WordPress. A vantagem nesse caso é que você não terá que pagar qualquer tipo de taxas de franquia.

As franquias de e-commerce estão entre as boas oportunidades no setor de franquias, uma vez que o mundo online ganha cada vez mais espaço no mundo inteiro, mas precisam ser muito bem avaliadas, para verificarmos se não seria mais interessante partir para uma solução independente.

Como você pode constatar, a ideia de ingressar no segmento de franquias de lojas virtuais é sim uma boa opção de negócio, mas também existem outras alternativas equivalentes. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia de Franquias Brasil.

Por Josiane Osório, diretora do Curso de E-commerce

Franquias de lojas virtuais
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6 COMENTÁRIOS

    • Olá Alberto

      Realmente algumas franquias de lojas virtuais, como visto no artigo, estão bem próximas do modelo de lojas virtuais com programas de afiliados.

  1. Olá pessoal

    Gostei bastante do artigo sobre franquias de lojas virtuais, principalmente a opção apresentada baseada em programas de afiliados.

  2. Eu tenho um pé atrás com franquias de lojas virtuais. Se o negócio é tão bom, por que eles criam franquias ao invés de aumentar a capacidade de atendimento? Você teriam a resposta para isso?

    • Olá Marcílio

      Acreditamos que seja uma estratégia de expansão em que a questão de logística de distribuição pese bastante. As franquias de lojas virtuais são uma boa opção de negócio, mas como fizemos questão de dizer no artigo, este modelo de franquia precisa ser muito bem avaliado.

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