Franquias baratas e lucrativas – Como analisar essa dupla

Sabemos que muito se tem escrito sobre franquias baratas e lucrativas, afinal de contas a dupla une o útil ao agradável em termos de investimento, não concorda?

O grande problema é que na maioria das vezes a discussão fica num nível muito superficial e não leva em consideração questões mais técnicas a respeito.

Neste artigo vamos fazer uma análise técnica do assunto. Vamos sim falar sobre franquias baratas e lucrativas, mas vamos ir mais a fundo nessa análise.

Uma das propostas do Guia de Franquias Brasil é justamente levar a discussão sobre o investimento em franquias a um nível mais elevado, e é justamente essa a proposta desse artigo.

Muitas das vezes os novos empreendedores do franchising focam suas pesquisas em números absolutos que nem sempre garantem o sucesso do negócio. O resultado é que depois de um tempo, descobrem que o investimento não é tão interessante quanto parecia.

Para evitar esse tipo de decepção, vamos então discutir a questão das franquias baratas e descobrir como realmente analisar essas oportunidades, afinal, a oferta de microfranquias vem aumentando muito no Brasil ultimamente

Definindo o que são franquias baratas e lucrativas

Franquias baratas

A primeira coisa a fazer na hora de discutirmos essa questão é dividirmos o tema em duas partes e analisarmos o que podemos chamar de franquias baratas e o que podemos chamar de franquias lucrativas.

A questão pode parecer óbvia, mas o fato é que estes dois conceitos muitas vezes são confundidos, principalmente pelos empreendedores menos experientes, e acredite, essa confusão pode trazer sérios problemas.

Uma franquia barata é uma questão de análise de valores absolutos, ou seja, em que faixa se situa o valor do investimento na aquisição da franquia, e só isso. O fato do investimento inicial não ser muito grande, não significa que seja uma boa opção de negócio.

Dizer que estamos diante de uma franquia lucrativa é uma referência a rentabilidade do negócio, um dos fatores mais importantes na hora de analisarmos um investimento, se em que setor for.

Unindo o útil ao agradável

Tendo em vista estes conceitos, o grande segredo na hora de analisar as opções de franquias baratas e lucrativas é justamente saber unir o útil ao agradável, ou seja, um baixo investimento e alta rentabilidade. Isso pode parecer fácil, mas na verdade não é.

Como algumas marcas perceberam que a questão do investimento inicial é um dos grandes chamarizes para atração de novos franqueados, passaram a apresentar propostas com preços incrivelmente baixos, principalmente no que diz respeito à Taxa de Franquia.

O problema é que dessa forma, muitas vezes acabam sacrificando a transferência de know-how. O resultado, são manuais de franquia deficientes e um treinamento breve, que na verdade não qualificam os novos franqueados para a gestão do negócio.

Por isso se você está em busca de franquias baratas e lucrativas, no quesito franquia barata, verifique que tipo de know-how será transmitido para o franqueado. Lembre-se que a essência da Taxa de Franquia é justamente a transferência de conhecimento.

Não se iluda com o valor do investimento inicial, pois seja qual for o montante, se não for traduzido em transferência de experiência de negócio, não vale a pena, e o que parecia barato acaba se revelando algo muito caro.

Analisando a rentabilidade

Franquias lucrativas

O segundo e ao meu ver, mais importante critério para análise de propostas de franquias baratas e lucrativas é a questão da rentabilidade. Afinal o desafio da escolha de uma franquia não é apenas o de conseguir montar seu próprio negócio, mas principalmente ganhar dinheiro com ele.

É claro que o franqueador irá dizer que está lhe oferecendo uma franquia barata e principalmente lucrativa, mas cabe a você determinar se ela é lucrativa mesmo. A sua melhor aliada nessa hora é a boa e velha matemática.

Uma das etapas mais importantes do processo de aquisição de uma franquia é a análise de viabilidade financeira e fluxo de caixa do negócio. Para isso, você deverá se cercar de dados realistas e comprovados. Muitas “franquias baratas e lucrativas” simplesmente derretem após este tipo de análise.

  Leia o artigo Como Analisar a Viabilidade Financeira de Uma Franquia

Você pode ter acesso a estes dados na própria Circular de Oferta de Franquia, junto a sites especializados como o Guia de Franquias Brasil e ABF, em conversas com franqueados da rede e outras fontes disponíveis na própria Internet e revistas do setor.

Por isso se você está em busca de franquias baratas e lucrativas, no quesito franquia lucrativa, faça todas as contas possíveis e imagináveis para quantificar de forma realista o retorno que aquela franquia pode oferecer.

Não importa o quanto o franqueado insista em dizer que aquele é um ótimo negócio. Os números não mentem e por isso, se a matemática diz que uma determinada franquia é uma roubada, saia fora o mais rápido possível.

É claro que existem muitos riscos envolvidos em uma franquia, mas acredito que o principal deles é não analisar de maneira fria os dados e propostas que são apresentadas. Agir por impulso ou entusiasmo é o caminho certo para problemas mais adiante.

Espero ter colaborado com estas dicas sobre como escolher entre as diversas ofertas de franquias baratas e lucrativas divulgadas no mercado. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Franquias baratas e lucrativas
Classificação 5 (100%) 30 votos