A franquia pode ser de verão mas o sucesso é o ano inteiro

Alguns empreendedores, só de ouvirem falar de marcas sazonais já sentem até um arrepio. Se lembram logo do fracasso do frozen yogurt e, pouco depois, das paletas mexicanas.

A preocupação é valida, não é à toa que seis de cada dez franquias do grande picolé artesanal fecharam. Mas, não podemos generalizar.

A aliança entre estratégia, qualidade e adaptabilidade pode dar mais certo do que você imagina.

Na verdade, a chave para o sucesso é simples: escolher um produto de verão, mas em um mercado consolidado. Veja o caso da Sucão. A empresa é especializada em sucos naturais, um produto sazonal.

Porém, para fugir dos problemas causados pela sazonalidade, também atua no setor de franquias de alimentação saudável, um mercado que tem demanda o ano todo e ainda está em ascensão. Assim, conseguimos ampliar nosso mix, de forma a manter a rentabilidade o ano inteiro.

Para lidar com os picos ou as baixas nas vendas dos sucos, a Sucão elaborou um planejamento especial para esses períodos de sazonalidade e também fornece um suporte diferenciado ao franqueado.

Como o verão é responsável por 30% do faturamento anual da rede, nessa época o foco do gestor é a excelência no atendimento, assim o aumento da demanda em nada influencia a qualidade do produto ou do serviço prestado.

Já no inverno, a empresa adota uma maior rigidez no controle de desperdícios e na minimização de custos para poder driblar a queda do faturamento. Além disso, a Sucão incrementou seu portfólio de produtos com sopas e escondidinhos saudáveis, sempre mantendo o propósito da marca.

Outra estratégia que funciona bem em franquias que trabalham com a sazonalidade é oferecer um suporte no planejamento financeiro dos franqueados. Assim, é possível garantir a sustentabilidade das unidades em todos os meses.

Através de uma gestão forte e estruturada é possível manter a rede rentável o ano todo e ainda crescer em meio à crise. Portanto, antes de torcer o nariz para as marcas de verão, vale a pena se aprofundar um pouco mais.

Às vezes, você só está olhando na direção errada! Então, que tal aproveitar a chegada de 2017 para conhecer novas oportunidades? Temos certeza que não faltarão boas inspirações para você!

Sobre a franquia Sucão

A Sucão é uma franquia de alimentação saudável que se destaca no mercado de Fast and Healthy Food. A marca, fundada há mais de 40 anos na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Inicialmente ficou conhecida por seus famosos sucos naturais que ganharam por sete anos consecutivos, de 2007 a 2013, o título de Melhor Suco pelo prêmio Veja Comer & Beber da cidade.

Quando tornou-se franquia em 2014, os reconhecidos sucos receberam a companhia de novas receitas para ampliar o conceito da marca de fornecer uma alimentação saudável e nutritiva no modelo de fast food.

Hoje, a rede já conta com 12 lojas em operação no interior de São Paulo, sendo cinco próprias e sete franqueadas.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado de franquias e suas novidades assinando a Newsletter do Guia de Franquias Brasil.

Franquia é de verão e sucesso o ano inteiro
Avalie este artigo