Dicas para transformar seu negócio em uma franquia

Para quem está em busca de dicas para transformar seu negócio em uma franquia, este artigo é um ótimo início, pois vamos discutir exatamente quais são os principais passos para que você consiga alcançar este objetivo.

A adoção do sistema de franchising como meio de expansão pode ser um bom negócio, mas é preciso muito planejamento, caso contrário a coisa simplesmente não funciona ou pior ainda, pode provocar grandes prejuízos, não só do ponto de vista financeiro, como também na imagem da marca.

A situação é bastante comum. O empresário monta um negócio de sucesso e lá pelas tantas, alguém vem com a pergunta: Vocês trabalham no sistema de franquia? É nesse ponto que começam a surgir as perguntas sobre como encarar esse desafio.

Para facilitar as coisas selecionamos, segundo a opinião de alguns consultores que contribuem regularmente com seus artigos aqui no Guia de Franquias Brasil, as principais dicas para transformar seu negócio em uma franquia. Vamos a elas?

Avalie a demanda pelo seu produto ou serviço

A primeira colocada da nossa lista de dicas para transformar seu negócio em uma franquia exige um certo grau de humildade e isenção. Antes de qualquer coisa é preciso analisar friamente se existe demanda o suficiente no mercado, pelo seu produto ou serviço.

Se você está indo bem em seu negócio, com uma, duas ou três lojas, ótimo para você, mas será que existirá demanda para trinta unidades do seu negócio? Será que o mercado é tão grande assim?

Se o mercado tem uma demanda muito grande e você não está dando conta de abastecê-lo tudo bem, você realmente está diante de uma franquia de sucesso em potencial. Caso contrário, talvez seja melhor reavaliar a opção de criação de uma rede de franquias.

Faça uma análise pessoal

Essa é uma etapa que raramente vemos ser comentada quando o assunto é transformar uma empresa em franquia. Você precisará avaliar se psicologicamente estará disposto a compartilhar o seu negócio com outras pessoas.

Criar uma rede de franquias significa na prática, ter vários “sócios” que de uma forma ou de outra, terão algum tipo de ingerência no negócio. Você está preparado para compartilhar a gestão do seu negócio com outras pessoas? Se não, pare por aqui mesmo.

Faça um planejamento de todas as etapas

Analisada a questão da demanda, é hora de fazer um planejamento de todas as etapas que envolvem a transformação de uma empresa em franquia, e olha que são muitas, por isso é necessário planejá-las muito bem.

A melhor alternativa é a elaboração de um plano de negócios para a rede de franquias. Com ele você poderá detalhar todos os passos, um cronograma de execução das diversas etapas, e também determinar qual é o orçamento necessário para isso.

Se estruture financeiramente

Outra das nossas dicas para transformar seu negócio em uma franquia é se estruturar financeiramente para o processo. Os custos de formatação de uma franquia são elevados, e você certamente não conseguirá cobri-los com a venda das primeiras unidades.

Por isso, a prudência recomenda que você faça um planejamento financeiro para essa empreitada, caso contrário, as despesas podem até mesmo acabar comprometendo o caixa do seu negócio.

Nesse caso você terá duas opções, ou busca um sócio que possa injetar capital no negócio para bancar essas despesas, ou então recorre a um financiamento bancário, através das diversas linhas de crédito para franquias que existem no mercado.

Busque a assessoria de um advogado ou consultoria

Como transformar uma empresa em franquia

A formatação jurídica do negócio é outro aspecto muito importante para quem pretende abrir uma franquia de sucesso. Por isso, uma das nossas dicas sobre a transformação do seu negócio em uma franquia é buscar o suporte de um advogado, de preferência, que já tenha experiência na área.

Documentos fundamentais como a Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia são bastante específicos e precisam de assessoria técnica para sua elaboração. Além disso, existem outras questões envolvidas, como o registro da marca e outras.

Uma alternativa também válida é contratar uma consultoria de franquias. Neste caso você estará contratando um pacote completo, e contando com a experiência de profissionais que já passaram por todo esse processo inúmeras vezes.

Trace o perfil do seu franqueado ideal

A transformação do seu negócio em uma franquia irá implicar na associação com diversos outros empreendedores. Esse é um ponto fundamental para o sucesso de uma franquia e por isso você deve estipular desde cedo, qual é o perfil ideal do franqueado da sua marca.

O franqueado ideal não é aquele que simplesmente possui o capital necessário para pagar as taxas iniciais e arcar com os custos de instalação do negócio. Ele precisa ter várias outras competências para fazer parte da sua rede de franquias.

Candidatos a franqueados que não estão alinhados com os objetivos da empresa, que não tem experiência prévia ou que tenham um perfil comportamental difícil não são o tipo de parceiro que você está procurando para o seu negócio, concorda?

Prepare a cultura da empresa para a nova fase

A última das nossas dicas para transformar seu negócio em uma franquia diz respeito à cultura da própria empresa. A transformação de um negócio em uma rede de franquias certamente causará impacto na administração do negócio, por isso, em alguns casos é preciso reposicionar a cultura da empresa.

Explique a seus colaboradores qual é o objetivo desse novo formato e quais são as metas da empresa nesta nova fase. Seus colaboradores precisam estar cientes dos novos rumos da empresa, até mesmo para poderem se adaptar à nova realidade do negócio.

  Leia também o artigo Franquia Como Opção de Crescimento

Essas e outras dicas para transformar seu negócio em uma franquia, que você pode conferir na nossa seção Dicas Para Franqueadores, o desafio de promover essa transformação será vencido de forma mais tranquila. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Dicas para transformar seu negócio em uma franquia
Classificação 5 (100%) 11 votos