Veja neste artigo quais são os principais cuidados no financiamento de uma franquia que todo empreendedor deve tomar. Conheça os principais pontos a serem analisados para decidir se vale ou não a pena financiar a abertura de uma unidade de franquia.

Cuidados no financiamento de uma franquia – Veja quais são os principais

Hoje vamos falar sobre os cuidados no financiamento de uma franquia, um assunto que nem sempre fica muito claro para os novos empreendedores e que pode trazer muita dor de cabeça.

Digamos que depois de muito tempo analisando o assunto, você finalmente chegou a uma decisão: quer se tornar o seu próprio chefe e adquirir uma franquia. Se tornar um franqueado possui diversos aspectos positivos, já que você terá um modelo pronto de negócio a se guiar e o suporte constante do franqueador. Isso reduz riscos e acelera o prazo de maturação do empreendimento.

Até aí tudo bem, só que para que o seu sonho se torne realidade, é necessário fazer um investimento inicial no negócio. Você terá que pagar as taxas de uma franquia, realizar despesas com a aquisição ou locação de um ponto comercial e as obras e adaptações que se fizerem necessárias.

Se você não possui o valor de dinheiro necessário para arcar com todas estas despesas e custos de uma franquia, uma alternativa é optar pelos financiamentos.

Nesses casos, é imprescindível que você mantenha os olhos abertos para alguns aspectos da linha de crédito.

Quais os cuidados a serem tomados na hora de financiar a abertura de uma franquia

Antes de qualquer coisa, é importante que você analise as suas finanças. Fazer um financiamento sob 100% do valor da franquia não é uma boa ideia, já que será um endividamento muito grande e o tempo de retorno pode não ser tão rápido quanto as prestações.

Por isso, recomenda-se que você já tenha pelo menos 30% do investimento inicial já em sua conta.

Hoje em dia, existem diversas instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço especialmente para quem quer entrar no mercado de franchising. Mas assim como qualquer financiamento, você deve ficar atento a alguns pontos da negociação.

Um dos cuidados no financiamento de uma franquia que é básico mas muitos empreendedores ignoram é analisar todas as oportunidades e as diferentes condições que cada empresa pode oferecer.

É importante que você não seja imediatista e que não se deixe pressionar pelo gerente do seu banco. É preciso ter paciência para procurar em vários lugares antes de se decidir por qual a linha de financiamento para franquias tomar.

Encontre um financiamento para abertura de franquias em que você poderá contar com as melhores taxas e fique atento ao seu relacionamento com o gerente. Contar com um gerente que possa ajudá-lo a tirar as dúvidas e prestar um bom serviço é um grande diferencial em qualquer instituição.

Quais os cuidados a serem tomados na hora de financiar a abertura de uma franquia

Linhas de financiamento do franqueador

É importante também verificar se a rede de franquias que você pretende ingressar não possui um programa de financiamento para os franqueados.

Algumas empresas facilitam a negociação do valor da taxa de franquias, por exemplo. O lado positivo desse tipo de financiamento é que ele aumenta a relação de confiança entre o franqueador e o franqueado, e porque não dizer, o interesse dele para que você tenha sucesso no negócio.

Por fim, preste muita atenção ao contrato. Nunca assine nada sem que você tenha entendido todas as clausulas e condições. Caso sinta dificuldade para compreender, peça ajuda a seu advogado. Com esse cuidado, você irá se prevenir de quase todos os problemas que podem surgir posteriormente.

Com essas dicas, as chances de você tomar uma decisão ruim para a sua carreira e o seu bolso diminuem. Além delas entre os cuidados no financiamento de uma franquia, seguem-se todos aqueles comuns a qualquer tipo de negócio.

  Leia também o artigo Como Conseguir Financiamento Para Uma Franquia

Mantenha-se atualizado sobre questões relativas ao financiamento de franquias e outras do universo do franchising assinando a nossa Newsletter.

Cuidados no financiamento de uma franquia
Classificação 5 (100%) 13 votos