Cuidados com as microfranquias – O que analisar na hora de adquirir uma microfranquia

Os novos empreendedores precisam ter alguns cuidados com as microfranquias, para que depois não acabem se decepcionando com o negócio mais adiantes.

Esse modelo de franchising, que atrai muita gente pelo baixo investimento inicial, é uma ótima opção para quem deseja montar seu negócio próprio, mas precisa ser muito bem analisado, como qualquer outra opção disponível no mercado.

Neste artigo enumeramos alguns dos cuidados com as microfranquias que os novos empreendedores precisam ter, para fazer a escolha mais acertada possível. São itens que as vezes podem passar desapercebidos para os olhos menos treinados nesta área.

Veja abaixo quais são os principais itens a serem analisados e cuidados que devem ser tomados na hora da aquisição de uma microfranquia.

Investimento inicial baixo

Um dos cuidados com microfranquias que todo empreendedor deve ter é com a promessa de um baixo investimento inicial. O tal baixo investimento, pode significar a poupança de uma vida inteira, portanto é bom avaliar com cuidado.

Além disso, é importante lembrar que os custos de uma franquia não se restringem à taxa de franquia. Existem diversos outros custos como matéria prima e capital de giro que devem ser computados.

É claro que existem diversas microfranquias baratas, mas é preciso analisar detalhadamente cada proposta.

O apelo da marca que mais cresce no mercado

Muitas franquias usam como apelo de venda o fato de estarem apresentando taxas de crescimento elevadíssimas nos últimos tempos. Isso até pode ser um bom indicador, mas não garante absolutamente nada em termos de sucesso do negócio.

As franquias “de moda” sempre apresentam taxas de crescimento altíssimas no início, mas com o passar do tempo acabam mostrando que não são economicamente sustentáveis, causando decepção e prejuízos para quem investe nelas.

Promessa de retorno rápido

Por melhor que seja a franquia, o fato é que nenhuma delas pode garantir o retorno em um prazo específico, pois existem inúmeras variáveis envolvidas. O mais verto é que nos primeiros meses, até criar uma clientela, você opere no vermelho.

Por isso, é importante que o empreendedor possua um fundo de reserva para poder se manter durante o início do negócio, de preferência, pelo menos um ano para sermos mais prudentes.

Franquias onde você não precisa ter experiência

Outro cuidado na escolha de uma microfranquia diz respeito à experiência do empreendedor. Muitas franquias afirmam que não é necessário qualquer tipo de experiência anterior. Isso é verdade se o franqueador repassar para você todo o know how.

Em alguns casos mais técnicos, como o das franquias de marketing digital, é recomendável sim que você tenha alguma experiência anterior ou que pelo menos busque algum tipo de qualificação na área em uma escola especializada.

Outro item que as vezes passa desapercebido, é a compatibilidade do negócio com o seu perfil empreendedor. Tudo bem que você não possua experiência na área, mas será que você tem o perfil para tocar o negócio?

Cuidados ao analisar uma microfranquia

Previsão de faturamento do negócio

Outro dos cuidados com microfranquias que o empreendedor precisa ter, diz respeito a previsão de faturamento do negócio. Na maioria das vezes as empresas usam como argumento, o faturamento de suas unidades mais lucrativas.

Por isso, é importante que você busque se informar sobre o faturamento médio das unidades com outros franqueados, que você pode encontrar, na Circular de Oferta de Franquia, pois este é um item obrigatório neste documento.

Por isso, é importante que o empreendedor possua um fundo de reserva para poder se manter durante o início do negócio, de preferência, pelo menos um ano para sermos mais prudentes.

Franquia no modelo home based

As franquias home based vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e muitas microfranquias adotam este modelo. A possibilidade de trabalhar em casa costuma impressionar positivamente os novos empreendedores, mas é preciso analisar esse ponto.

Um dos cuidados com microfranquias que o empreendedor precisa avaliar é que o fato de ser uma franquia home based, não significa que o negócio dará menos trabalho do que uma outra opção em um formato tradicional.

Um negócio neste formato exige muita disciplina para trabalhar em um home office, e muitas vezes a compreensão da família sobre o tipo de negócio que você está montando e suas exigências, principalmente no que diz respeito ao convívio familiar.

A ilusão dos Royalties fixos

Outro cuidado com uma microfranquia é a ilusão da Taxa de Royalties fixa, algo que pode parecer interessante em um primeiro momento, mas que pode também escondes uma grande armadilha por trás.

Na maioria das vezes, as franquias cobrar uma Taxa de Royalties variável, um percentual sobre o faturamento do resultado da unidade franqueada. Se a taxa é fica, é possível que o franqueador não se comprometa tanto assim com o resultado do franqueado.

Analise muito bem o contrato

Um dos principais cuidados com microfranquias está na análise dos documentos legais, principalmente a Circular de Oferta de Franquia – COF, um dos documentos mais importantes neste tipo de negócio.

Não é pelo fato de se tratar de uma microfranquia que as formalidades legais podem ser ignoradas. As microfranquias obedecem às mesmas exigências previstas pela Lei das Franquia, para os outros modelos.

Agora que você já sabe quais os principais cuidados com as microfranquias que você precisa tomar na hora de escolher o seu negócio, acreditamos que suas chances de sucesso serão consideravelmente maiores. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Cuidados com as microfranquias
Classificação 5 (100%) 4 votos