Crescimento do setor de franquias no terceiro trimestre de 2016

Segundo dados da ABF, o crescimento do setor de franquias no terceiro trimestre de 2016 foi de 8,8% comparando-se com o mesmo período do ano passado.

A Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor de franquia realizada pela Associação Brasileira de Franchising, aponta um faturamento de R$ 38,836 bilhões no terceiro trimentres de 2016 contra R$ 35,699 bilhões em igual período no ano passado.

Levando-se em consideração o período de janeiro a setembro de 2016, o setor de franquias no Brasil registrou um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Embora os reflexos da retração do consumidor, do desaquecimento do mercado de trabalho e da menor disponibilidade de crédito continuem a impactar o setor, o franchising tem resistido e está colhendo os frutos do trabalho em rede, que possibilita a franqueadores e franqueados obter ganhos em escala, maior flexibilidade e capacidade de negociação com fornecedores.

Vale lembrar os benefícios obtidos pelas redes de franquia ao adotarem medidas quanto a controle de custos, criação de novos formatos e novos mix de produtos, dentre outras.

Além disso, os leves sinais de recuperação da economia brasileira, como a previsão de queda da inflação ainda este ano e a retomada do crescimento do PIB, ainda que tímida, já a partir de 2017, favorecem a melhora do ambiente econômico e podem elevar os níveis de confiança dos investidores e dos consumidores.

Se formos analisar as tendências do setor de franquias em 2017, muitas delas são consequências da crise econômica. Por isso, o futuro do mercado depende diretamente do desempenho econômico do país.

Para Cristina Franco, presidente da ABF, “pouco a pouco, começamos a observar sinais de melhora no quadro econômico geral, o que se reflete positivamente no franchising. Por ora, o foco na eficiência, a busca por atrair o consumidor e o desenvolvimento de novos mercados e modelos de negócio têm sido estratégias amplamente aplicadas e fundamentais para enfrentar este momento de travessia”.

Apesar de todos os problemas, os números do franchising no Brasil em 2016 são animadores, se compararmos com outros setores da economia. De acordo com o estudo, o faturamento acumulado do mercado de franquias de outubro de 2015 a setembro de 2016 teve uma elevação de 6,7%.

“Fizemos a lição de casa do ponto de vista do primeiro semestre, que ficou dentro do esperado para o setor, e o segundo semestre é tradicionalmente melhor para o varejo em geral e para o franchising”, disse Cristina Franco.

O diretor de inteligência de mercado da ABF, Claudio Tieghi, explica também que “a otimização de recursos e de processos, a negociação de insumos em bloco com fornecedores homologados, a readequação de aluguéis de imóveis e canais de distribuição e a chamada diversificação de canais de venda de produtos e serviços contribuem para esse bom desempenho do franchising mesmo em fases difíceis da economia”.

A pesquisa indica ainda que a expansão das franquias em número de unidades no 3º trimestre foi de 7,2% comparada ao mesmo período de 2015 e de 3,7% dentro do trimestre, ou seja, a variação de 01/07/2016 a 30/09/2016. No trimestre, 1,4% das unidades foram fechadas. No final do período, operavam no Brasil 143.540 unidades.

O foco na relação com o consumidor e na sua fidelização à rede também favorece o sistema de franquias. Segundo o diretor da ABF, é preciso destacar a intensificação do uso das redes sociais, a alteração de cardápios entre as redes do segmento de alimentação, um dos mais consolidados do franchising.

Outro ponto importante é a extensão de campanhas promocionais para manter aquecida a relação com o consumidor e atraí-lo como iniciativas que contribuem para manter o faturamento do setor e preparam as rede para o momento de virada da economia.

Desempenho do franchising por segmento no 3º trimestre de 2016

Veja abaixo o quadro detalhado do crescimento do setor de franquias no terceiro trimestre de 2016 e quais foram os segmentos de maior destaque.

Desempenho do franchising por segmento no 3º trimestre de 2016

Perspectivas do setor de franquias para 2017

As novas perspectivas de melhora do cenário macroeconômico brasileiro tornam mais promissor o horizonte à frente. A recuperação econômica, no entanto, está sujeita à manutenção de condições favoráveis ao investimento e à efetiva retomada dos níveis de confiança dos investidores e dos consumidores.

A manutenção do crescimento do setor de franquias no Brasil não depende apenas do setor em si, mas também do próprio governo, através da implementação o mais rápido possível, de medidas que aqueçam a economia.

“O governo tem dado passos no sentido de ter uma administração mais austera, com maior produtividade e menores custos, receita que o franchising adotou desde 2014 e se mostrou bem sucedida”, ressalta Cristina Franco.

Ainda de acordo com a presidente, como porta-voz oficial do franchising brasileiro, a ABF também tem atuado junto ao governo, levando pleitos considerados de suma importância para o setor, como o aprimoramento das regras do Simples.

A entidade afirmou também que apoia o aperfeiçoamento da Lei do Franchising, medida esta que está em andamento no congresso nacional, a modernização das leis trabalhistas, a melhoria das condições de financiamento para franquias e a pacificação da não incidência do ISS sobre a taxa de franquias e royalties.

São ações que se implementadas promoverão a geração de mais empregos e renda, e maior crescimento para o setor e para a economia brasileira”, completa. Mantenha-se atualizado sobre o crescimento do setor de franquias assinando a nossa Newsletter.

Fonte: Associação Brasileira de Franchising

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