Conheça a Circular de Oferta de Franquia – COF

É grande a quantidade de empreendedores e futuros franqueados que desconhecem ou sabem pouco sobre a Circular de Oferta de Franquia, também conhecida por sua abreviatura COF.

Este é um dos documentos mais importantes na constituição de uma franquia e por isso é preciso estar atento a diversos detalhes, pois podemos dizer que ele é a base do seu futuro negócio.

Na COF, todas as informações sobre a franquia estão disponíveis, para que o interessado possa saber mais sobre o negócio e suas principais características. São aspectos como história da marca, nome completo e razão social do franqueador, empresas relacionadas a ele e endereços.

A Circular de Oferta de Franquia também disponibiliza informações financeiras, fazendo com que o futuro franqueado possa ter uma dimensão completa da parte que envolve finanças.

O documento também traz balanços, dados, pendências judiciais, dados de titulares de marcas, direitos autorais e patentes da operação.

São apresentados os valores de taxa de franquia, taxa inicial de filiação, valor de investimento, valor de instalações, estoque inicial e equipamentos, condições de pagamento, entre outras informações fundamentais para a análise de viabilidade financeira de uma franquia.

Por conter informações estratégicas sobre o negócio e sua operação, a Circular de Oferta de Franquia é considerado um dos mais importantes documentos de uma franquia.

Outras informações presentes são taxas periódicas e outros valores que o franqueado precisa pagar, e como estes valores serão utilizados pela franquia.

Circular de Ofertas de Franquia – COF

Um aspecto importante na decisão de comprar uma franquia é a satisfação dos franqueados. Por isso, a COF traz relação com todos os franqueados da rede, com nome, endereço e telefone. Há ainda uma lista com contato dos franqueados que saíram da franquia ao longo do último ano.

O documento também faz referências ao território, explicitando se o franqueado tem exclusividade sobre aquela região, ou se ele pode atuar em diversas cidades ou mesmo fazer exportações.

A Circular de Oferta de Franquia mostra aos franqueados os direitos que eles têm e qual o suporte oferecido pela marca, tanto no dia a dia da operação, como nas fases iniciais, de escolha do ponto, layout e estrutura da franquia.

A COF também faz com que o franqueado conheça a situação da marca e patentes no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, traz um contrato padrão, com anexos, prazo de validade e traz informações sobre como agir caso o contrato expire.

Vale destacar que a Lei 8.955, de 1994, que regulamenta o franchising no Brasil, assegura ao interessando em comprar franquia prazo de dez dias para analisá-la, sem risco de perder o negócio. A lei também traz as informações que devem estar inseridas na Circular de Oferta de Franquia.

  Leia também o artigo O Que é Circular de Oferta de Franquia

Mantenha-se informado sobre a os documentos fundamentais para a criação de uma franquia, como a Circular de Oferta de franquia, assinando a nossa Newsletter.

Por Fábio De Nittis

Conheça a Circular de Oferta de Franquia – COF
Classificação 5 (100%) 8 votos