Será que comprar uma franquia em funcionamento é um bom negócio? Veja neste artigo uma análise dos pros e contras na aquisição de uma unidade franqueada já em funcionamento e veja se no seu caso esse é ou não um bom negócio.

Comprar uma franquia em funcionamento é um bom negócio?

Muitos empreendedores se questionam se comprar uma franquia em funcionamento é um bom negócio ou não.

Em tempos de crise, é comum vermos a oferta de repasse de franquias em funcionamento, o que pode significar uma boa opção de investimento, já que, pelo menos teoricamente, o empreendedor poderia pular algumas etapas do processo.

A franquia é uma das opções mais atraentes para novos empreendedores, porque traz consigo uma espécie de “manual de operação”, que são todas as regras e procedimentos administrativos adotados e padronizados pelos franqueadores, que facilitam a vida de quem não tem experiência prévia como empresário.

Mas em vez de começar uma nova franquia do zero, você tem a opção de comprar um negócio já em andamento.

Vale a pena comprar uma franquia já em funcionamento?

Se você for analisar sob o ponto de vista do tempo, comprar uma franquia em funcionamento certamente vale a pena, pois você irá pular etapas importantes na hora de escolher uma franquia, como formalização de contratos, reformas e burocracia de funcionamento.

Por outro lado, essa alternativa exige que você analise uma série de outras variáveis para saber se a opção é realmente um bom negócio. O primeiro ponto a ser analisado é saber exatamente qual o motivo para o atual proprietário estar repassando a unidade.

Será que não houve um erro na avaliação da localização, por exemplo. Sabemos que um dos segredos do negócio é saber como escolher o ponto comercial para a instalação de uma franquia.

Será que o motivo não está no potencial do negócio em si? Talvez o que parece ser um ótimo negócio no papel, acaba se revelando uma grande furada na prática. Pense nisso antes de pensar no tempo que você pode poupar.

Faça uma auditoria minuciosa do negócio

Para saber se comprar a franquia em funcionamento vai ser um bom negócio, é preciso antes de mais nada verificar a situação financeira e tributária da unidade para certificar-se de que não há pendências de impostos ou direitos trabalhistas.

Para isso, é recomendável fazer uma auditoria contábil e jurídica e analisar todos os contratos, obrigações trabalhistas, previdenciárias e de impostos. Caso haja alguma pendência, o passivo deve ser descontado do preço a ser pago pela franquia e quitado.

Outra medida importante é avaliar todos os contratos em vigor, principalmente de locação do ponto e com os fornecedores. É preciso garantir que eles possam ser assumidos pelo novo franqueado sem que seja preciso pedir a autorização de outras partes.

Encontrar tudo funcionando é, sem dúvida, uma facilidade para quem vai assumir uma empresa, mas não deixe de avaliar todas as despesas fixas e variáveis, para ter uma ideia da viabilidade financeira do negócio.

Antes de fechar o negócio, procure identificar custos que possam ser cortados ou reduzidos e, mais importante, verifique se há a possibilidade de aumentar o faturamento e quais foram as maiores dificuldades do atual proprietário para alcançar melhores resultados.

Aprovação do franqueador

Outro aspecto que deve ser analisado é a questão da aprovação do novo titular da unidade franqueada pelo franqueador. É claro que estando tudo bem com o negócio, vale a pena comprar uma franquia em funcionamento, pelo ganho de tempo que isso pode trazer, mas o franqueador precisa concordar com a transação.

No caso de venda da franquia, na maioria dos casos é necessário que o comprador passe pelo processo de seleção da franqueadora, e caso seja reprovado, esse será um empecilho para o qual não há solução.

Se você estava em dúvida se comprar uma franquia em funcionamento é um bom negócio, acreditamos ter oferecido argumentos que certamente irão facilitar a sua decisão. De uma maneira geral, acreditamos que sim, pode ser um bom negócio, mas você precisará analisar as circunstância apresentadas aqui. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Comprar uma franquia em funcionamento é um bom negócio?
Classificação 5 (100%) 4 votos