Veja neste artigo como escolher uma franquia para iniciar ou expandir o seu negócio. Nele você irá conhecer o passo a passo dos pontos analisados para a escolha da franquia certa para você. Confira os principais itens a serem considerados para escolher uma franquia.
Veja neste artigo como escolher uma franquia para iniciar ou expandir o seu negócio. Nele você irá conhecer o passo a passo dos pontos analisados para a escolha da franquia certa para você. Confira os principais itens a serem considerados para escolher uma franquia.

Como escolher uma franquia – O que avaliar na escolha da franquia certa para você

Um dos grandes desafios para os empreendedores do franchising é saber como escolher uma franquia , um adas etapas mais sensíveis de todo o processo para a abertura do seu negócio próprio nesta área.

Esse é um momento onde não se pode errar ou avaliar de forma equivoca as diversas opções de franquia existentes no mercado brasileiro atualmente.

Ou você faz a escolha acertada ou etão correrá o risco de amargar um longo período reclamando da opção que fez, ou então, pior ainda, terá um prejuízo que pode comprometer suas finanças.

Os empreendedores brasileiros que desejam investir no setor, possuem atualmente um grande número de opções para escolher uma franquia. Se por um lado isso é bom, por outro lado, se você não buscar por informações, isso pode se transformar em um grande transtorno.

Para ajudar àqueles empreendedores que estão em busca de uma solução para a questão de como escolher uma franquia, nossa equipe elaborou um roteiro envolvendo os principais pontos a serem observados para a tomada dessa decisão tão importante.

O passo a passo para para a escolha de uma franquia

Neste passo a passo você verá alguns dos principais pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher uma franquia para começar o seu negócio.

São dicas que vão desde uma auto avaliação a considerações técnicas e legais sobre a viabilidade e adequação do negócio.

Faça uma análise do seu perfil empreendedor

O primeiro passo nesse verdadeiro desafio que é saber como escolher uma franquia de sucesso para começar o seu negócio é fazer uma autoanálise e definir de forma bem clara o que você quer para você e para o seu negócio, exatamente nesta ordem.

Em primeiro lugar você deve escolher um negócio que o satisfaça e realize pessoalmente, caso contrário virá o desânimo e consequentemente o insucesso. Depois, defina também o que você quer para o negócio, seu tamanho, faturamento e perspectivas futuras.

Qual o seu grau de identificação com a marca?

Por definição, uma franquia de sucesso é aquela com a qual você se identifica e possui as competências necessárias para tocar o negócio. É preciso que haja uma identificação não só em relação ao produto, mas também as práticas administrativas do franqueador.

É claro que gostar do produto ou serviço é importante na hora de escolher uma franquia, mas é preciso que você saiba que a rotina diária de gerenciamento do negócio é algo completamente diferente da experiência de uso como cliente.

No que diz respeito a competências, você precisa avaliar se possui as que são necessárias para o entendimento e gerenciamento do negócio, e se não as tiver, onde poderá obtê-las. Existem cursos disponíveis? O franqueador oferece algum tipo de treinamento?

Avalie a situação do mercado que você deseja atuar

Não é pelo fato de uma franquia ser um sucesso em uma determinada região que ela necessariamente também será um sucesso em outra. No processo de escolha de franquias você precisa levar em consideração as características do mercado onde você pretende atuar.

Verifique questões como aceitação do produto, nível de demanda e grau de competição na área escolhida para instalação do negócio. Não se trata apenas de saber como escolher uma franquia de sucesso, mas sim de escolher a produto ou serviço que você irá representar.

Analise de forma precisa sua capacidade financeira

Outra recomendação importante para quem quer saber como escolher uma franquia de sucesso é definir desde o início qual é a sua capacidade financeira para poder definir até aonde você pode ir em termos de investimento.

Na hora de analisar as diversas opções de franquias, verifique todos os custos envolvidos, como as taxas envolvidas na franquia, custos de locação do imóvel, instalações, capital de giro. Além destes gastos, reserve uma parte do capital disponível para despesas inesperadas.

Um dos principais riscos de uma franquia está na perda do fôlego financeiro nos primeiros meses de existência do negócio. Portanto, certifique-se de que você possui os recursos necessários ou que pode busca-los através, por exemplo de uma linha de financiamento para franquias.

Como escolher uma franquia para abrir? Analise muito bem a proposta do franqueado
Como escolher uma franquia para abrir? Analise muito bem a proposta do franqueado antes de qualquer outro passo

Faça uma análise criteriosa da proposta do franqueador

Uma etapa crucial que todo empreendedor que está em busca de saber como escolher uma franquia deve prestar bastante atenção é a de análise da proposta que o franqueador está fazendo. Você precisa conhecer muito bem onde está pisando.

Veja abaixo quais são os principais pontos que você deve analisar:

  • Taxas Cobradas – Existem uma série de taxas envolvidas em um contrato de franquia, como a própria Taxa de Franquia, Royalties, Taxa de Publicidade e outras, dependendo da empresa. Analise muito bem seus valores, periodicidade e termos contratuais para não ser pego de surpresa mais adiante. Leia mais no artigo Quais São As Taxas Cobradas Em Uma Franquia.
  • Transferência de Know how – Um contrato de franquia pressupõe a transferência de know how. Portanto, busque franquias que já tenham uma experiência mínima de dois ou três anos no mercado, caso contrário você não estará adquirindo uma franquia, mas sim uma startup, o que é outro negócio completamente diferente. O franqueador deve deixar bem claro que tipo de tecnologia será transferida.
  • Treinamentos Oferecidos – Além da transferência de know how a franquia também deve dispor de treinamentos específicos para gestores e de preferência também para os colaboradores do negócio. Embora os Manuais de Franquia possam ajudar na transferência de conhecimento, um treinamento focado e de preferência presencial é bem melhor em termos de assimilação da cultura do negócio.
  • Circular de Oferta de Franquia – Esse é considerado o documento mais importante da constituição de uma franquia e por isso preste toda atenção. Se você que saber como escolher uma franquia, saiba que este é um dos pontos cruciais. Faça uma análise criteriosa da Circular de Oferta de Franquia, preferencialmente com o suporte de um advogado ou uma consultoria de franquias.
  • Tempo de Contrato – Todo contrato de franquia possui um prazo, no fim do qual o franqueador pode ou não fazer a renovação. Por isso, é de suma importância que este prazo seja adequado ao fluxo de caixa do negócio, ou seja, tenha um prazo superior ao tempo que será necessário para que você tenha o retorno do capital investido, caso contrário, você estará exposto.

Conversar com outros franqueados e ex-franqueados é fundamental

Saber como escolher uma franquia é saber onde buscar informações. Além de todas as informações disponíveis na Circular de Oferta de Franquias e as que você conseguir obter através de sites especializados e conversas com o franqueador, é importante conversar com outros franqueados e principalmente com os ex-franqueados.

Os franqueados poderão lhe dar informações importantes sobre o que realmente o franqueador entrega em termos de transferência de know-how, treinamentos e suporte nas diversas áreas envolvidas no negócio.

A aquisição de uma franquia é como um casamento, mas só que neste caso, você pode conversas com todos os ex-maridos. Por isso, procure os ex-franqueados listados na COF, para saber o que houve de errado.

Tenha um plano alternativo

O mercado brasileiro está repleto de alternativas na área de franquias. Por isso, se uma determinada marca não lhe agradar plenamente, busque outra na mesma área, que tenha condições mais adequadas ao seu perfil de investidor e capital disponível.

Posso garantir a você que, por mais que o franqueador diga que a empresa dele é ímpar no mercado, a verdade é que nos dias de hoje não existem franquias únicas. Existem franquias mais consolidadas, mas únicas não existem mesmo. Por isso tenha sempre um Plano B.

  Leia também o artigo Franquias Com Mais Chances de Sucesso

Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões envolvendo a abertura e gerenciamento de franquias assinando a Newsletter do Guia de Franquias Brasil.

Salvar

Salvar

Como escolher uma franquia
Classificação 5 (100%) 11 votos